Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de março de 2012

DEUS À LUZ DA CRIAÇÃO


DEUS À LUZ
  DA CRIAÇÃO




Isaías 45:12

Eu fiz a terra, e criei nela o homem; eu o fiz; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens (grifo meu).

Salmos 102:25

 Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos (grifo meu)
Para entendermos o porquê Deus criou a terra, precisamos entender o significado do Seu nome, ou melhor, o título dado a Ele.

O nome Deus significa O Soberano Senhor e governador da terra e dos céus. Deus criou a terra visando colocar nela o homem. A terra é uma extensão do seu reino celestial, porém materializado. Pois Deus habita a eternidade.

Isaías 57:15

15 - Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos (grifomeu).

Mesmo diante das afirmações, o mundo continua se perguntado: o mundo existe por si só ou é obra de um criador? Segundo o livro da gênesis, o mundo é obra livre do onipotente Deus e foi criado do nada, isto é, não foi formado de matéria preexistente. Veja o relato bíblico:

Hebreus 11:3

Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente(istoé, da matéria chamada terra) (grifo meu).

“Mundos” acima grifado significa todos os planetas com suas órbitas, satélites naturais e demais astros existentes no cosmos, que se torna o universo organizado por Deus. Por exemplo: Foi Deus que criou e organizou o universo: 

Gênesis 1:16-18

E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior(sol) para governar o dia, e o luminar menor(lua)para governar a noite; e fez as estrelas.(grifo meu)
 E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
 E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.

Percebemos uma ação direta de Deus organizando o universo. Isso descarta de forma clássica as errôneas afirmações filosóficas do panteísmo. Afirmações tais como:
Há uma vida única que anima toda natureza e atravessa-a para terminar no homem. É a mesma vida que anima  a árvore e a floresta, o mar e o rochedo, que opera e trabalha nos poderes extraordinarios da natureza e que, encearcerada no corpo  humano, produz também nele pensamento. O panteísmo considera Deus comounica realidade existente e, portanto, identificá-locomo mundo.

Essa afirmação descarta o Deus pessoal e presente na vida do homem. O que torna inaceitável ao entendimento humano.
Deus é criador, autor e interventor no processo de organização do cosmos e consequentemente na criação do homem. A bíblia diz em Atos 17:26

 e de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação.

 Já a criação do homem foi diferente. Partiu da matéria existente, ou seja, o barro do planeta terra depois de criado. Logo em seguida veio o homem: Gênesis 2:7
E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente (grifo meu).

 É por isso que o primeiro homem vivente se chamou Adão, isto é, O QUE VEM DA TERRA ou PROCEDENTE DA TERRA. O único caso da criação em que Deus colocou suas próprias mãos para modelar foi na criação do homem. Ele deu formas, ou seja, foi o “designer primer” que projetou o homem e logo após, soprou nas narinas do primeiro homem o fôlego de vida. O boneco inerte e imóvel recebe a vida e passa a partir daí se movimentar no jardim do Éden.

Portanto, a Bíblia que é a palavra de Deus revelada ao homem, não dar margem para a idéia do evolucionismo (idéia básica: graças ao tempo e por aperfeiçoamento sucessivos, as plantas e os animais desenvolveram-se pouco a pouco, para culminar no mais perfeito de todos os seres, o homem). sustentada por Charles Darwin. 

O homem não passou por evolução. Pois Deus não criou um animal para depois se apereiçoar com o tempo e se tornar um ser humano racional dotado de faculdades mentais como: inteligência, discernimento, sabedoria, razão,entendimento, etc. 

Por Marcio