VENCENDO A ANSIEDADE: Inimigo Abstrato da alma Humana
BALSAMO DE GILEADE
BALSAMO DE GILEADE
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós (I Pedro 5:7).
A população mundial é composta de sete bilhões de pessoas. Na sua maioria composta do gênero feminino, ou seja, composta de mulheres. E a cada dia esse número vai aumentando. Mas a nossa população se encontra doente nas suas emoções. São inúmeras as pessoas, inclusive crianças, que são vítimas deste mal. Talvez você seja uma dessas pessoas. E neste momento está sofrendo por causa dos acontecimentos que sobreveio sobre sua vida. Acontecimentos tais como: desemprego, doenças, conflitos profissionais, escassez financeira, conflitos existenciais e por aí vai...
Conceito básico acerca da ansiedade
A ansiedade é um estado emocional parecido como medo, porém direcionado para o futuro, desproporcional e que trás intenso desconforto físico.
A ansiedade não é a mesma coisa que o medo, embora se pareçam em suas características. Mera semelhança.
Medo: acontece quando ocorre uma resposta a um perigo real. Por exemplo: A pessoa que foi assaltada numa determinada rua certamente ficará com medo de transitar na mesma rua onde o ocorreu o assalto.
Ansiedade: Ansiedade, ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração etc.
Uma pesquisa sobre o comportamento humano feita na França diz o seguinte:
75% das pessoas vivem no passado
20% das pessoas vivem no futuro
5% das pessoas vivem no presente
Por essa pesquisa percebemos que 75% das pessoas vivem presas ao passado. Vivem num passado de tortura, dor, de lembranças desagradáveis, etc. Exemplos: mulheres que possuem uma estética que vislumbra qualquer homem (sem vulgarizar a exposição do exemplo), com uma estrutura monumental de seu design corporal, inteligentes, sinceras que visam um relacionamento sincero e compromissado, contudo tiveram experiências no relacionamento anterior traumatizantes. Infidelidade conjugal, frustração com o “príncipe” encantado, decepção amorosa e falta de sinceridade. Vivem sob fortes fatores que lesaram e deixaram feridas na alma, que se reverbera (reflete) na vida atual da pessoa. Por isso não conseguem desfrutar no presente de uma vida prazerosa. Vivem perturbadas na alma por causa das marcas do passado. São lembranças dolorosas que lhes paralisam, deixando-as presas ao medo de recomeçar tudo de novo. Não conseguem trazer, atualmente, em sua memória, um pensamento correto, esperançoso e alinhado com a vontade de Deus.
Minha alma certamente DISTO SE LEMBRA, e se abate dentro de mim (Lamentações 3:20) (grifo meu).
Neste versículo da Bíblia relata o estado emocional do profeta Jeremias, que após ver a destruição da cidade de Jerusalém, não consegue viver feliz porque sua mente está aprisionada ao passado. Só há registro em sua mente de morte e destruição, por isso ele lamenta. Muitas pessoas se encontram assim. Só há lamentos e choros por não conseguirem vencer o seu grande inimigo (o passado). Talvez você se encontre assim: abatido (triste e prostado), sem motivação para amar ou viver feliz com as pessoas que lhe ama. Quem sabe você não está conseguindo corresponder aos afetos recebidos e a vida tem se tornado para você um desgosto total?
As más lembranças do passado que estão presas em nossa alma, produzem inimigos e trabalham em nossos sentimentos no presente fazendo com quê tenhamos desconfortos como: Será que amanhã vai dar certo? Vale apena investir neste relacionamento? O primeiro faliu. Este pode ter o mesmo final. Quem sabe você não está conseguindo decidir para tomar posse do sucesso que lhe está proposto? Quem sabe você está protelando (adiando) e deixando de investir num empreendimento profissional por ter falido anteriormente?
Quem sabe você está, emocionalmente, ferido e pensa da mesma forma que o profeta Jeremias:
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança (Lamentações 3:21)
Esse era o desejo do profeta Jeremias. Se libertar do seu passado. Sua mente estava afetada pelos traumas vividos na destruição da cidade de Jerusalém. Quem sabe você vivenciou e experimentou a destruição de sua família? Quem sabe você presenciou o sofrimento de sue filho e não pôde fazer nada? E isso lhe causa dor e angústia no coração? Quem sabe você vive se angustiando ao se lembrar da humilhação que seus amigos, esposa, esposo, filho ou parentes lhes proporcionaram?
Você precisa de libertação na alma e no espírito. Só assim você estará livre para projetar seu futuro de Vitórias em Cristo Jesus.
A ansiedade lhe projeta para um futuro irreal que não existe. Lhe proporciona uma espécie de medo que lhe faz pensar e influencia sua conduta de vida,deixando você exposto (a) ao desequilíbrio emocional, esgotamento mental (pois atinge o sistema neurológico), exposto à doenças psicossomáticas (doenças causadas pelas feridas e doenças da alma). Isso é torturante demais para um ser humano.
CONSEQUENCIAS DE UMA ALMA DOENTE
Uma pessoa com a alma doente ou ferida é semelhante a uma bomba ambulante. A qualquer momento pode vir a explodir. Reações inesperadas e inimagináveis podem ocorrer e trazer grandes problemas.
Ministerialmente, um líder ferido pode colocar por “água abaixo” planos de Deus, machucar as ovelhas do aprisco, pode viver um ministério frustrado... Uma pessoa com a alma doente pode ferir as pessoas que estão ao seu redor. Isso afetará seu ministério e bloqueará o desenvolvimento do mesmo. Esse líder não resistirá as “pedradas”, ou seja, perseguições, calúnias, vitupério, difamações, etc, transformando-se em um mau exemplo para o rebanho. Isso anulará e porá em dúvidas seu chamado ministerial.
HÁ BÁLSAMO EM GILEADE
Porventura não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo? (Jeremias 8:22)
O Que Significa Gileade?
Gileade é uma região pedregosa, de território montanhoso, ao oriente do Jordão. Um terreno acidentado, rico em florestas, pastagens e goma aromática. A capital meridional de Gileade, ainda hoje existe com o nome de Mukmah. Ao norte, havia o lugar Jabes Gileade que hoje se chama Wadi Yabir. Atualmente, Gileade, compreende a parte Noroeste do Reino da Jordânia. A cidade, era ocupada pelas tribos de Gade, Rúben e meia tribo de Manassés (Dt 34.1 - Js 22.9 - Jz 20.1). A palavra Gileade, no hebraico ( Gil'ad), significa região montanhosa.
Os muitos remédios, que os Israelitas usavam, não foram capazes de promover cura. Porque não estavam buscando no lugar correto. Que a indagação do profeta Jeremias, soe para nós, como uma cobrança: "Por acaso, não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médicos?".
Há muitas pessoas doentes hoje da alma porque se recusam a reconhecer Jesus com Balsamo (remédio) para curar suas feridas. A região de Gileade era específica, isto é, ficava num determinado lugar da Transjordânia, ao leste oriental da terra de Israel. As pessoas quando queriam curar suas mazelas se deslocavam para esse lugar.
O BALSAMO
O Bálsamo: As caravanas concorriam a Gileade. Ricos comerciantes e enviados de reis e rainhas. Pessoas comuns, em busca do milagroso bálsamo, de poderes medicinais. A mercadoria, não era barata, com sacrifício, podiam adquiri-la. As mulheres, principalmente do Egito, cobiçavam o precioso líquido que perfumava a pele e os cabelos. O bálsamo, de Gileade, era especiaria de luxo, presente valioso.
Muitas pessoas sabem hoje o lugar da sua cura: Jesus. Mas se recusam a se deslocar para o lugar específico que Ele atua – a igreja D”Ele”- por isso vivem remoendo e se contorcendo de dores na alma. Buscam cura em lugares onde Jesus não está presente, substitui a palavra de Deus que é viva e poderosa para abrir a alma humana e cortar toda raiz do mal (HB 4:12) por outros métodos paliativos (como métodos psicológicos). Por isso continuam doentes e frustradas na vida.
SOLUÇÃO
Viver no passado é ser escravo da dor e do sofrimento. Pois a palavra de Deus diz para vivermos o contrário disso. Você precisa de cura na alma. Veja:
SAIA DO CARCERE: VÁ AO LUGAR CERTO PARA OBTER A CURA DA ALMA
Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso;
Até que entrei no SANTUÁRIO DE DEUS; então entendi eu o fim deles. (Salmos 73:16-17) Grifo meu.
Quando você vai ao santuário (templo evangélico), Deus te faz entender o que você precisa e promove cura na tua alma.
Se você procurar entender por si só o porque dos sofrimentos, será uma pessoa frustrada e derrotada.
Filipenses 3:13
13 - Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, ESQUECENDO-ME das coisas que ATRÁS FICAM, e AVANÇANDO para as que estão diante de mim,
A decisão é sua para sair das prisões do passado e viva feliz com Jesus Cristo.
Jesus é médico. Se coloque nas mãos D'Ele.
Mateus 9:12
12 - Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.
Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança (Lamentações 3:29)
Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias (Lamentações 3:32)
Por a boca no pó significa voltar-se para Deus, buscando em oração a libertação de seus traumas que tanto afligem sua alma (sentimentos). Deus pode e quer remover sua tristeza. É nesse momento que Deus vai se envolver com você na postura de um médico, visando curar as tuas feridas da alma.
Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes (Mateus 9:12)
A alma é a sede das emoções (sentimentos, desejos, decisão) são atributos da alma.
Lance sobre Ele (Deus) a tua ansiedade (preocupação, medo do que vai acontecer no futuro). Pois Ele vai cuidar de você, lhe proporcionando alívio, descanso e refrigério na sua alma. Ele te convida para você experimentar essa realidade. Veja:
Mateus 11:28
28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Mateus 11:29
29 - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Que Deus te conceda favor sobre tua vida
Por Marcio