...Me conduz a águas tranqüilas;... (Salmo 23:2 parte b)
Estava orando e pedindo a Deus para que Ele fosse o pastor de meus familiares e que os conduzissem para as águas tranqüilas que o rei Davi disse no Salmo 23:2 parte b, o Salmo acima citado. Por que eu pedi a Deus para que fizesse isso? Porque quando estamos vivendo na dimensão espiritual percebemos que muitas pessoas estão vivendo debaixo de forças espirituais malignas e ainda não perceberam que são elas que as escravizam deixando-as numa vida de dor e sofrimento. Veja essa realidade descrita na palavra de Deus: (Efésios 6:12) - Pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais (Grifo meu). Durante a oração, Deus me disse: Ore para que o Espírito Santo convença seus familiares. Quando Ele convencer seus familiares dos pecados, eles irão se converter, e ai sim, Eu serei pastor de seus familiares e os levarei a águas tranqüilas e os colocarei no lugar de descanso que eles tanto procuram e precisam. Não depende apenas de mim. São eles que devem decidir andar comigo. Só assim, Eu os conduzirei para o lugar de descanso.
Você me pediu para que Eu os levassem a águas tranqüilas. Eles estão com a vida turbulenta por que Eu ainda não sou pastor deles. Eu estou vendo todas as dificuldades que eles vivem, porém espero uma decisão deles. Por esse motivo, Eu não posso levá-los, até o dado momento, para o lugar de descanso. Eles estão em águas turbulentas da vida porque eles não se colocaram, ainda, debaixo do meu pastoreio.
Essa conversa ocorreu quando eu estava orando. Eu, a igreja, um pastor ou líder algum jamais poderemos levar ou dar descanso espiritual para qualquer ser humano. Podemos sim, sermos canais de bênçãos para outros semelhantes, quando os mesmo decidem. Deus confirma o que estou dizendo em Gênesis 12:2 ...e tu serás uma bênção. É diferente e é mérito para outra abordagem bíblica.
O que são águas turbulentas? São situações difíceis da vida em que a pessoa enfrenta cotidianamente. São situações conflituosas geradas entre as pessoas. São Problemas de um modo geral que faz com que as pessoas percam a direção e o controle deixando sem paz, equilíbrio emocional e etc. A maioria desses conflitos estão inseridos em primeira instância no núcleo familiar. Reverbera (reflete) em cicatrizes na alma, dor, problemas existenciais, frustações, sensação de desamparo, depressões e angústias na alma. Por tudo isso, a vida de uma pessoa torna-se numa zona de turbulência gerando problemas que fogem do controle humano. Principalmente quando a pessoa está marcada pela dor em sua alma ela não consegue se "encontrar". Afeta o trabalho, a família e acaba se tornando uma tormenta espiritual a vida da pessoa. A vida se torna turbulenta porque o ser humano com seus problemas não consegue frear, pôr um limite ou controlar a sua própria vida com suas dificuldades. Muitas pessoas tem sido vencida pelo cansaço e esgotamento e a partir daí gera decisões precipitadas e erradas que se não forem repensadas podem conduzir o homem para o pior da vida: A morte. Veja que um problema chama outro. A Bíblia diz:
Salmo os 42:7 - Um abismo chama outro abismo... Parafraseando: um problema puxa outro para vida do ser humano.
O que são águas tranqüilas? É o lugar que Deus nos coloca para repousarmos, independente das situações adversas do dia-a-dia. Quando Deus está presente na vida de um filho D’Ele, Ele acalma o coração e com palavras diretivas que ao mesmo tempo gera fé e consolo, mesmo em meio às dificuldades (Jesus no Getsêmane passou por angústias e somente Deus pôde conduzir seu coração para o lugar de descanso, tranqüilidade e paz, mesmo em meio à ameaça real de morte na cruz. Como se explica isso? Jesus, como ser humano sabendo que iria morrer torturado, de repente descansa e diz pra Deus em oração que fosse feita a vontade D’Ele e de quebra ministra uma mensagem de advertência logo em seguida para seus discípulos advertindo-os para vigiar e orar? Um exemplo de líder equilibrado. Não levou em conta seus ”problemas pessoais” e suas aflições pessoais. Não permitindo que eles interferissem no seu ministério e no grupo de liderados. Ele Estava tão em paz que estava ministrando seus discípulos. Mesmo em meio à angústia (porém com o coração em paz. Pois foi ministrando por Deus e achou descanso). Há vezes que isso ocorre em nossas vidas. Intensas lutas tentam nos parar e fazer desistir do caminho de Deus. É nessa hora que Deus entra em cena, como fez com Jesus no Getsêmane: Ministra nosso coração e logo em seguida temos consolo e descanso. As guerras interiores cessam e encontramos repouso. Deus fez isso com Jesus. E faz conosco também quando precisarmos. Então temos descanso, sossego, paz e ausência de temores para ministrar outros. Isso é sobrenatural! Glória a Deus! Só Deus pode fazer isso. Leia Mateus 26:37-39; Lucas 22:41-44 e veja a angústia e aflição que ocorreu com Jesus. É por isso que o rei Davi disse para que Deus o levasse para o lugar onde ele pudesse se sentir seguro e pudesse se sentir tranqüilo e seguro. Ninguém gosta de viver numa vida turbulenta. Todas as pessoas desejam chegar a um lugar onde possa respirar e se sentir tranqüilo.
Uma nalogia:Perceba que a maioria das pessoas dentro da sua possibilidade e condição financeira, procura uma estância, uma área rural para fugir da turbulência do dia-a-dia, dos problemas, estresse e do cansaço.
Essas pessoas investem recursos financeiros e adquirem um sitio, uma fazenda e... Enfim, Ela busca um lugar próprio para ficar livre das turbulências.
Na vida espiritual não é diferente. A alma humana também busca um lugar de descanso, mesmo você sabendo conscientemente ou não. Quando você diz estou cansado, aborrecido, inconsolável por algum motivo aparente ou não, está na hora de você buscar em Deus um lugar de descanso. Esse lugar não se compra com recursos financeiros, nem está instaurado num espaço físico geográfico. Esse lugar o rei Davi descobriu e se retirou para lá em dias de turbulências. Porém existe um detalhe: Ele não chegou até esse lugar sozinho, guiando-se pelos seus esforços pessoais ou mesmo com ajuda de outros. Veja o que ele mesmo diz no Salmo 23:2 parte b: ME CONDUZ a águas tranqüilas; (Grifo meu). Isso significa que ele está pedindo a Deus para conduzi-lo para esse lugar. Porque somente Deus pode conduzi-lo? Porque a dimensão onde Deus habita e se move é espiritual. É sobrenatural. Está além da dimensão física. O apóstolo Paulo revela isso. Revela que nenhum ser humano, por si só, pode se auto-conduzir para esse lugar sozinho. Jesus aponta como chegar lá:
João 14:6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; NINGUÉM VEM AO PAI, senão por mim (Grifo meu).
Veja também o que Paulo diz pelo Espírito Santo de Deus:
Romanos 11: 36 - Ò profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão INESCRUTÁVEIS os seus caminhos!
INESCRUTÁVEL- Impenetrável, imperscrutável.
IMPENETRÁVEL: Inacessível - Que não dá acesso, passagem para um determinado lugar.
Você entende agora porque Davi pede a Deus, em sua oração no Salmo 23:2 parte b, para que O próprio Deus o conduza para esse lugar?
Outro detalhe: Que lugar é esse que Davi pede e anseia para que Deus o conduza? A resposta está no próprio Davi. Pois ele já tem o mapa. Porém o meio de condução é o próprio Deus. Onde está a resposta de Davi? Leia o salmo abaixo e veja o mapa.
Salmo 91:1 - Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente DESCANSARÁ (Grifo meu).
Davi já te deu o mapa de acesso. Porém é necessario você se colocar debaixo do pastoreio D’Ele, se entregando para viver para Ele. Saiba que Deus deseja te dá descanso. Jesus confirma isso. Veja:
Mateus 11:29-30 - Vinde a mim, todos os que estais CANSADOS e oprimidos, e eu vos aliviarei;
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; E ENCONTRAREIS DESCANSO PARA AS VOSSAS ALMAS (Grifo meu).
Aí sim, você encontarrá as “águas tranquilas”.
Jesus começa essa frase com um convite. Por quê? Porque é você que decide. Você sabe: A nossa vida é feita de decisões. Erradas ou não, processa assim. Somos hoje fruto de nossas decisões no passado. O que seremos no futuro quanto a vida sentimental, profissional, educacional, familiarmente e até nosso destino espiritual, ou seja, se teremos vida eterna com Deus ou sem Deus, não vai depender como alguns dizem:-Deus é que sabe se eu vou ter ou não vida eterna. Ele é quem decide. Não posso garantir isso. VERDADE VOCÊ NÃO PODE GARANTIR. MAS JESUS GARANTE POR AQUELES QUE DECIDEM CRER PARA TER VIDA ETERNA, DECIDINDO ACEITAR SEU CHAMADO DE AMOR. VEJA O QUE O PRÓPRIO JESUS DISSE:
João 5: 24 - Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e CRÊ NAQUELE QUE ME ENVIOU, TEM a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida (Grifo meu).
Lembre-se, que o malfeitor que estava sendo crucificado ao lado de Jesus, decidiu por si mesmo ter vida eterna. A decisão partiu dele. Jesus antes de estar naquela cruz ao lado dele, já tinha difundido a mensagem de salvação por alguns anos antes. Porém, o malfeitor só decidiu ter a vida eterna minutos antes de sua morte. Jesus poderia questioná-lo por não ter tomado a decisão anos antes. Mas Jesus sabia, sabe e continuará sabendo que depende da decisão da própria pessoa. Jesus só garantiu que ele teria vida eterna por causa da atitude de decidir dele. SÓ NESTA CONDIÇÃO DEUS GARANTE POR MIM, POR VOCÊ E PELOS DEMAIS QUE SE ENTREGOU A JESUS DE “CORAÇÃO” QUE TEREMOS VIDA ETERNA. A DECISÃO ESTÁ EM NÓS E NÃO EM DEUS. VEJA:
Lucas 23:42-43 - E disse (O malfeitor) a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino; E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO. (grifo meu).
Então, está com você a decisão de ser uma ovelha de Deus e ser pastoreado pelo seu amor enquanto viver neste mundo e também na eternidade. Lá, continuará o pastoreio D’Ele, porém muito diferente deste mundo em que vivemos. Lá haverá ausência de morte, dor, sofrimento e conflitos de todos os aspectos. O pastoreio de Deus não é só enquanto você vive nesta terra e nem acaba quando você morre, na condição de salvo por Jesus. Continua no céu, tendo Deus como pastor. Ele continuará nos pastoreando com amor e zelo. Veja o que o livro de Apocalipse diz. Deus diz que Ele mesmo estará conosco, ao nosso lado. Veja:
Apocalipse 21: 3 - E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, E O MESMO DEUS ESTARÁ COM ELES, e será o seu Deus (Grifo meu).
Salmo 100:3 - Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; SOMOS POVO SEU E OVELHAS DO SEU PASTO (grifo meu).
Que Deus te abencõe. Existe um lugar de descanso para você. Esse lugar é a presença de Deus.
Por Marcio