Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

AVIVAMENTO ESPIRITUAL


O QUE É UM AVIVAMENTO

Tenho ouvido, Óh Senhor as Tuas obras e me sinto alarmado;
Aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida. - Habacuque 3.2

Vejam, eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. E então, de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo; o mensageiro da aliança, aquele que vocês desejam, virá", diz o Senhor dos Exércitos. Mas quem suportará o dia da sua vinda? Quem ficará de pé quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão do lavandeiro. - Malaquias 3:1 e 2

Avivamento é, simplesmente, aquele momento quando Deus se manifesta diretamente no meio dos homens; quando Ele 'rasga os Céus e desce' (Isaías 64:1).

Wesley Duewel, no seu livro "O Fogo de Reavivamento" descreve o avivamento assim: ´´A presença e o poder de Deus operam de forma tão poderosa e intensa durante o reavivamento, que Ele realiza mais em horas ou dias do que em anos de ministério fiel onde não há reavivamento... Durante o reavivamento, as pessoas se movem em direção a Cristo, pessoas que não podem ser movidas de qualquer outra forma. Muitas orações que não foram respondidas durante anos são gloriosamente respondidas. A atmosfera freqüentemente fica cheia do poder majestoso de Deus. Os cristãos reconhecem isso com a presença santa de Deus. Os pecadores têm uma percepção reverente da presença de Deus e de sua própria pecaminosidade.

Deus pode revelar a Sua presença de maneiras inesperadas. Ocorrências surpreendentes podem acompanhar Sua obra profunda na alma. Pode haver uma tal sensação da presença e do poder divino que alguns indivíduos tremem. Outros podem chorar diante de Deus; alguns caem ao chão por se sentirem fisicamente enfraquecidos. Outros podem sentir-se quase irresistivelmente atraídos a comparecer aos cultos de reavivamento ou a reunirem-se antes de algum culto ser anunciado.
O resultado do verdadeiro avivamento sempre tem um impacto na sociedade
.

Historiadores como William Lecky disseram que o avivamento liderado pelo John Wesley no século dezoito ajudou a Inglaterra evitar uma revolução sangrenta como aquela que assolou a França. Muitos avivamentos, como aqueles no país de Gales em 1905, Zaire em 1976 e Pensacola - Florida (EUA) em 1995, causaram uma diminuição perceptível nos índices de criminalidade nas suas comunidades. Outros avivamentos, como o Exército da Salvação liderado pelo William Booth no século 19,
contribuíram com avanços sociais como a abolição do trabalho infantil e a prostituição infantil da Inglaterra, e inspiraram outros pioneiros como o Dr Thomas Barnado que trabalhou com as crianças de rua de Londres, resolvendo completamente o problema durante a sua vida.

John White, no seu livro "Quando o Espírito Vem com Poder" (ABU Editora, 1998) escreveu: ´´...O que temos chamado de avivamento pelos últimos trezentos anos representa um trabalho incomum do Espírito Santo, com as seguintes características:

1. Homens, mulheres e crianças, convertidos e não-convertidos, tomados por uma visão, tanto da santidade de Deus como da sua misericórdia, são despertados em grande número para o arrependimento, para a fé e para a adoração.

2. O poder de Deus é manifestado em vidas humanas de forma que as leis da psicologia e da sociologia não conseguem explicar adequadamente.

3. A comunidade como um todo se torna consciente do que está acontecendo, muitos entendendo o movimento com uma ameaça a instituições existentes.

4. Alguns homens e mulheres exibem comportamentos físicos e emocionais fora do comum, que criam controvérsia, e que podem tornar-se ofensivos para os que se opõem ao avivamento e uma armadilha para os que o
apóiam.

5. Alguns crentes avivados comportam-se de maneira impulsiva e imatura, e outros caem em pecado. Dessa forma o avivamento parece ser uma estranha mistura de influências de Deus com as que não vêm de Deus, e de exibições do poder de Deus e da fraqueza humana.

6. Onde quer que o avivamento atinja proporções suficientes para causar um impacto nacional, reformas sociopolíticas são perpetradas no século seguinte. Dessa forma o reino de Cristo começa a ser exercitado sobre males de opressão e injustiça. ´´

O seguinte foi escrito por Frank Bartleman, no dia 16 de novembro de 1905, apenas cinco meses
antes do avivamento da Rua Azuza começar em Los Angeles, Califórnia (EUA):
A correnteza do avivamento está passando pela nossa porta. Será que nos nós jogaremos no seu seio, sendo conduzidos para gloriosa vitória? Um ano de vida neste momento, com suas maravilhosas possibilidades para Deus, vale mais que cem anos de vida normal. O Pentecoste está batendo às nossas portas. O avivamento para nosso país não é mais uma dúvida. Vagarosa, mas seguramente, a maré tem subido e, no futuro bem próximo, haverá um dilúvio de salvações que arrasará tudo antes de nós. O país de Gales não ficará sozinho neste triunfo glorioso para nosso Cristo. O espírito de avivamento está chegando, dirigido pelo sopro de Deus, o Espírito Santo. As nuvens estão se juntando rapidamente, carregadas com uma poderosa chuva, cuja precipitação demorará apenas um pouco mais.
Heróis se levantarão da poeira da obscuridade e das circunstâncias desprezadas, cujos nomes serão escritos nas páginas eternas da fama Celestial. O Espírito está pairando novamente sobre a nossa terra, como no amanhecer da criação, e o decreto de Deus está saindo: "Haja luz." Irmão, irmã, se todos nós crermos em Deus, você entende o que aconteceria? Muitos de nós já não vivemos para outro motivo. Um volume de oração de fé está subindo ao trono dia e noite. Los Angeles, o Sul do Califórnia, e o continente inteiro, certamente logo se acharão no meio de um poderoso avivamento pelo
Espírito e pelo poder de Deus.

Mais uma vez o vento do avivamento está soprando ao redor do mundo. Quem está disposto a pagar o preço e responder ao chamado para que, em nosso tempo, nós possamos viver dias de visitação Divina?”
(Citado no livro 'The True Believers' por Larry E Martin)

Extraído do blog: pastorjamesrocha.blogspot.com


sexta-feira, 1 de novembro de 2013


VIVENDO SOB PRESSÃO (Como aproveitar as pressões que a vida impõe para se tornar um vencedor)



VIDA SOB PRESSÃO



Texto: Salmos 116:3

Os cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza.


A vida de qualquer ser humano está sempre sob pressão. Pressão do patrão em exigir a qualidade do serviço do seu subordinado; pressão do sistema capitalista que exige qualificação de recurso humano para se manter nos melhores lugares da empresa; modelos são cada vez mais pressionadas a terem uma dieta que as deixem na forma e no padrão de exigência para desfilarem nas passarelas; até mesmo as crianças são pressionadas pelos pais a tirarem notas altas na escola. A igreja do livro de Atos dos apóstolos alcançou maturidade espiritual, grandes feitos em Deus e grande poder sobrenatural quando se encontrava sob pressão. O século 21 demonstra uma evolução tremenda na área tecnológica, científica, etc., contudo as pressões sobre o ser humano são o efeito colateral de todo esse progresso. Muitos estão depressivos, doentes psicologicamente e arruinados devido às pressões.
Por exemplo: uma pesquisa revela que 85% dos médicos estão vivendo em depressão. Qual o motivo? As pressões advindas da carga do trabalho, além das pressões da vida em geral que se acumulam e profissional, levando a viver sob stress pleno.


POR QUE DEUS NOS PERMITE VIVERMOS SOB PRESSÃO? O QUE ELE ESPERA DE NÓS NESTA CONDIÇÃO?

Por que Deus permite que muitas dificuldades, becos sem saída e fatos inevitáveis cheguem a nós? Por nenhuma outra razão a não ser chamar-nos a utilizar tal pressão e nos tornarmos poderosos na oração. Nosso fracasso está em não sabermos como fazer uso da pressão para transformá-la em poder.
O que deveria tornar a vida do ser humano mais prazerosa, tem trazido sérios problemas psicossomáticos e consequentemente uma situação ao ponto de levar muitos a viverem uma vida desgostosa. Por quê? Simplesmente por causa das pressões. Um dos inúmeros efeitos das pressões é o desprazer de viver, ou seja, viver por viver.
Devemos saber que todas as pressões têm um propósito. Entretanto, não devemos esperar até que a pressão se torne excessivamente insuportável antes de orar. Devemos aprender a orar sem pressão como também com pressão. Se há pressão, utilizemos cada uma transformando-a em poder. Fazendo assim, reconheceremos que sempre que a pressão surgir Deus vai manifestar o poder de ressuscitar os mortos. Não existe poder maior do que o poder da ressurreição. E quando estivermos oprimidos além da esperança, experimentaremos o poder da Sua ressurreição fluindo de dentro de nós. Quantas vezes em sua vida suas orações foram respondidas? Sem dúvida, você deve ter tido suas orações respondidas pelo menos algumas vezes. Por que essas poucas orações foram respondidas? Não foi porque você sentiu a pressão e, por ser tão grande, você derramou seu coração diante de Deus? Talvez você nunca tivesse jejuado antes, mas, naquele dia particular, você nada pôde fazer a não ser jejuar. Você sentiu que estava sendo pressionado a ir diante de Deus e não mais considerava a oração uma carga; bem ao contrário, a oração para você se tornou, naquele dia, um meio para descarregar um encargo.


PRESSÃO QUE ADVÉM DAS CIRCUNSTÂNCIAS

Não só o pecado e a necessidade criam pressão, mas as circunstâncias produzem-na também. Deus permite que os crentes passem pela pressão das circunstâncias para que vivam diante Dele. Frequentemente, situações adversas são levantadas na vida dos filhos de Deus. Alguns são perturbados pelos familiares, outros, pelos amigos. Alguns podem sofrer perdas nos negócios; outros podem ser perseguidos pelos colegas. Uns podem ser hostilizados ou mal interpretados pelas pessoas; outros podem ter dificuldades financeiras. Por que todas essas coisas nos sobrevêm? Muitos crentes normalmente não reconhecem quão preciosa é a vida regenerada (vida transformada pela ação do Espírito Santo) que receberam. Embora sejam nascidos de novo, são ainda ignorantes do fato de que sua vida regenerada não tem preço. Mas, uma vez que estejam sob pressão, eles começam a apreciar sua vida regenerada porque essa nova vida que Deus lhes deu os capacita a vencer em todas as situações.


O EXEMPLO DO REI DAVI

Quem nesta vida, um dia, já não disse a mesma frase que Davi? Se tem um homem na Bíblia que mais sofreu pressão, esse homem chama-se Davi. Veja os tipos de pressões que ele sofreu:

Salmos 55:3-8

3 - Pelo clamor do inimigo e por CAUSA DA OPRESSÃO do ímpio; pois lançam sobre mim a iniquidade, e com furor me odeiam.
4 - O meu coração está dolorido dentro de mim, e TERRORES DA MORTE caíram sobre mim.
5 - TEMOR E TREMOR vieram sobre mim; e o horror me cobriu.
6 - Assim eu disse: Oh! quem me dera asas como de pomba! Então voaria, e estaria em descanso.
7 - Eis que fugiria para longe, e pernoitaria no deserto. (Selá.)
8 - Apressar-me-ia a escapar da fúria do vento e da tempestade.


Veja os motivos das angustias do rei Davi: opressão vinda de pessoas ímpias (ímpios que atormentavam a Davi confrontando a vontade de Deus em sua vida em viver uma vida santa. O padrão de vida com Deus de Davi os incomodavam), espirito de morte (pressão espiritual vinda de demônios malignos), medo de morrer (alma dominada pelo medo a ponto de cogitar em seu pensamento um futuro prévio de morte). Eram os tormentos advindos de pressões sobre Davi.
Davi, diante de tudo isso, expressa um desejo que é mesmo das pessoas do século 21. Isso ocorreu com Davi em 1050 a.C.  Milênios se passaram até chegar aos nossos dias, mas os problemas são os mesmos acompanham o ser humano independentemente do tempo.
No desespero e na pouca força que tinha para enfrentar todas as pressões, ele monologa no verso 6 dizendo:

Assim eu disse: Oh! quem me dera asas como de pomba! Então voaria, e estaria em descanso.

Salmos 55:7
Eis que fugiria para longe, e pernoitaria no deserto.

A vontade que Davi teve foi de chutar tudo, achar um escape, se isolar de tudo, um lugar que o livrasse das pressões. Você pode estar vivendo essa realidade. Você já não suporta mais uma vida de pressões. Deseja abandonar tudo e todos. FUGIR! Essa deve ser sua ideia no momento.
Seria a alternativa correta? Davi achava que sim. Contudo ele se lembra de DEUS. O que ele fez então? O verso 16 responde:

Salmos 55:16
Eu, porém, invocarei a Deus, e o SENHOR me salvará.

Socorro em Deus. Ele resolve encarar as pressões com seus problemas de frente. Ora, para quem a poucos instantes desejava fugir... Mas agora já encontrou forças para detonar os problemas... DEUS!!! Foi o motivador de Davi ( Você precisa de Deus para que sua vida mude como a do Davi). Agora, tome postura e aja pela fé. Perceba que Davi é quem toma a iniciativa: “EU”. Invocar significa atrair a presença de Deus sobre sua vida em meio às pressões. Outro passo: Estar convicto de que Deus vai me tirar das pressões sejam quais forem. Isto é fé em Deus. Veja:


Salmos 34:19
Muitas são as aflições (PRESSÕES) do justo, mas o SENHOR o livra de todas (GRIFO MEU).


Salmos 34:15
Os olhos do SENHOR estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.


A PRESSÃO PRODUZ SOBRE NÓS UM CORAÇÃO VOLTADO PARA DEUS


Salmos 34:18
Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.

A pressão nos coloca numa situação de impotência. Isso nos faz sentirmos fracos e ao mesmo tempo produz a consciência de voltarmos para Deus suplicando por sua intervenção, isto é, pedimos socorro e consequentemente liberação do seu poder sobre nós.
Você pode se perguntar: - Mas, se a resposta de Deus não vier de imediato durante minhas pressões?

Resposta: Salmos 55:17
17 - De tarde e de manhã e ao meio dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz.


Perseverar em oração, ou seja, lute na dimensão espiritual com Deus e em Deus. Independente do horário, Davi orava. Por que ele horava em todo tempo? Justamente para vencer as pressões que o incomodava e o atormentava. Quem deseja resolver seus problemas deve lutar contra ele com toda força e determinação. Só pessoas valentes como Davi agem com vigor contra seus problemas. Mas se você acomodar-se elas (as pressões com seus problemas) lhe vencerá.
Qual é a tua pressão? Casamento ameaçado a ponto de falir e acabar?; Doença crônica que ameaça por fim a sua permanência nesta vida? (ler II RS 20:1-7); Filho arruinado pelas drogas (ler João 11:39)? Nem tudo estar perdido aos olhos de Deus.


CONCLUSÃO

Seja um reacionário, ou seja, mova-se em fé perante a Deus. Se não tem forças, busque-a em Deus. Pois Jesus disse:

Mateus 7:7
 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.

Se a pressão é intensa sobre você, porta de escape se abrirá para você por meio da oração. A grande questão é: seu coração estar de fato voltado para Deus a ponto de quer amá-lo, viver com Ele e para Ele servindo-o em amor? Ou você carrega consigo a mesma mentalidade de muitos hoje que só deseja buscar a Deus nos tempos difíceis e, logo em seguida que Ele resolve seus problemas, você O abandona? Acabe com essa forma de pensar errada e mal conceituada acerca da fé. Deus te levará a sério quando você decidir leva-Lo.

Seja um reacionário!!! Seja um vencedor!!! Vença as pressões!!!

“As pressões são as oportunidades que surgem na tua vida para que você possa conhecer o poder de Deus”.

Lembre-se: O patriarca Jó só conheceu o poder de Deus em sua vida, quando a carne do seu corpo estava podre. A iminente ameaça de morrer o levou a buscar e exercer a sua fé num nível altíssimo de confiança em Deus. Por quê? Por causa da pressão de morte sobre ele (Leia Jó 19:25-27).
Todo homem ou mulher que se tornaram vencedores enfrentaram pressões acima de suas forças e saíram com a vitória na mão. Venceram porque eles decidiram crer e orar a Deus em meio as pressões.

Por Marcio Oliveira