Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O ATALAIA: Protegendo os Muros Espirituais de Nossas Vidas




O ATALAIA: Ser Vigilante em Todo Tempo

Ó Jerusalém, sobre os teus muros pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão ( Is 62:2)


Ezequiel 33:1-32

1 - E VEIO a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
2 - Filho do homem, fala aos filhos do teu povo, e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus termos, e o constituir por seu atalaia;
3 - E, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo;
4 - Se aquele que ouvir o som da trombeta, não se der por avisado, e vier a espada, e o alcançar, o seu sangue será sobre a sua cabeça.
5 - Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado, o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida.
6 - Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia.
7 - A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte.
8 - Se eu disser ao ímpio: Ó ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para dissuadir ao ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, porém o seu sangue eu o requererei da tua mão.
9 - Mas, se advertires o ímpio do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, ele morrerá na sua iniqüidade; mas tu livraste a tua alma.
10 - Tu, pois, filho do homem, dize à casa de Israel: Assim falais vós, dizendo: Visto que as nossas transgressões e os nossos pecados estão sobre nós, e nós desfalecemos neles, como viveremos então?
11 - Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?
12 - Tu, pois, filho do homem, dize aos filhos do teu povo: A justiça do justo não o livrará no dia da sua transgressão; e, quanto à impiedade do ímpio, não cairá por ela, no dia em que se converter da sua impiedade; nem o justo poderá viver pela sua justiça no dia em que pecar.
13 - Quando eu disser ao justo que certamente viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar a iniqüidade, não virão à memória todas as suas justiças, mas na sua iniqüidade, que pratica, ele morrerá.
14 - Quando eu também disser ao ímpio: Certamente morrerás; se ele se converter do seu pecado, e praticar juízo e justiça,
15 - Restituindo esse ímpio o penhor, indenizando o que furtou, andando nos estatutos da vida, e não praticando iniqüidade, certamente viverá, não morrerá.
16 - De todos os seus pecados que cometeu não se terá memória contra ele; juízo e justiça fez, certamente viverá.
17 - Todavia os filhos do teu povo dizem: Não é justo o caminho do Senhor; mas o próprio caminho deles é que não é justo.
18 - Desviando-se o justo da sua justiça, e praticando iniqüidade, morrerá nela.
19 - E, convertendo-se o ímpio da sua impiedade, e praticando juízo e justiça, ele viverá por eles.
20 - Todavia, vós dizeis: Não é justo o caminho do Senhor; julgar-vos-ei a cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel.
21 - E sucedeu que, no ano duodécimo do nosso cativeiro, no décimo mês, aos cinco do mês, veio a mim um que tinha escapado de Jerusalém, dizendo: A cidade está ferida.
22 - Ora, a mão do SENHOR estivera sobre mim pela tarde, antes que viesse o que tinha escapado; e ele abrira a minha boca antes que esse homem viesse ter comigo pela manhã; e abriu-se a minha boca, e não fiquei mais calado.
23 - Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
24 - Filho do homem, os moradores destes lugares desertos da terra de Israel falam, dizendo: Abraão era um só, e possuiu esta terra; mas nós somos muitos, esta terra nos foi dada em possessão.
25 - Dize-lhes portanto: Assim diz o Senhor DEUS: Comeis a carne com o sangue, e levantais os vossos olhos para os vossos ídolos, e derramais o sangue! Porventura possuireis a terra?
26 - Vós vos estribais sobre a vossa espada, cometeis abominação, e cada um contamina a mulher do seu próximo! E possuireis a terra?
27 - Assim lhes dirás: Assim disse o Senhor DEUS: Vivo eu, que os que estiverem em lugares desertos, cairão à espada, e o que estiver em campo aberto o entregarei às feras, para que o devorem, e os que estiverem em lugares fortes e em cavernas morrerão de peste.
28 - E tornarei a terra em desolação e espanto e cessará a soberba do seu poder; e os montes de Israel ficarão tão desolados que ninguém passará por eles.
29 - Então saberão que eu sou o SENHOR, quando eu tornar a terra em desolação e espanto, por causa de todas as abominações que cometeram.
30 - Quanto a ti, ó filho do homem, os filhos do teu povo falam de ti junto às paredes e nas portas das casas; e fala um com o outro, cada um a seu irmão, dizendo: Vinde, peço-vos, e ouvi qual seja a palavra que procede do SENHOR.
31 - E eles vêm a ti, como o povo costumava vir, e se assentam diante de ti, como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua avareza.
32 - E eis que tu és para eles como uma canção de amores, de quem tem voz suave, e que bem tange; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra.


Atalaia significa:
"Guarda; ponto alto de onde se vigia; vigia"

Alguns exemplos de onde essa palavra aparece:

II Reis 9:17 Ora, o atalaia estava na torre de Jezreel, e viu a tropa de Jeú, que vinha, e disse: Vejo uma tropa. Então, disse Jorão: Toma um cavaleiro e envia-o ao seu encontro, para que lhe pergunte: Há paz?

Isaías 21:8 Então, o atalaia gritou como um leão: Senhor, sobre a torre de vigia estou em pé continuamente durante o dia e de guarda me ponho noites inteiras.

Ezequiel 33:6 Mas, se o atalaia vir que vem a espada e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo; se a espada vier e abater uma vida dentre eles, este foi abatido na sua iniqüidade, mas o seu sangue demandarei do atalaia.

Ezequiel 33:7 A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca e lhe darás aviso da minha parte.

 
O QUE É SER UM ATALAIA?

Nas antigas cidades muradas havia o atalaia. Ele surgiu da necessidade de evitar os perigos dos invasores e ladrões. Era uma função obrigatória de defesa social, de abrigo das cidades e das nações.
Esses antigos guardas desempenhavam um papel de grande responsabilidade. Ao seu cuidado previdente e vigilância incansável ficavam entregues o sossego e a vida do povo; dia e noite tinham que vigiar (Is 21.8, 11, 12; 62.6).

Isaías 21:8

8 - E clamou: Um leão, meu Senhor! Sobre a torre de vigia estou em pé continuamente de dia, e de guarda me ponho noites inteiras.

Isaías 21:11
11 - Peso de Dumá. Gritam-me de Seir: Guarda, que houve de noite? Guarda, que houve de noite?

Isaías 62:6

6 - Ó Jerusalém, sobre os teus muros pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; ó vós, os que fazeis lembrar ao SENHOR, não haja descanso em vós,

A impiedade é o inimigo que anda a rondar o destino das criaturas. Ninguém escapa das suas investidas, por isso as Escrituras comparam os cristãos a atalaias e vigias fiéis.
A obra principal da Igreja é proclamar o evangelho, falar ao mundo da necessidade da salvação de Jesus Cristo e de como ele veio morrer por gente como nós, pecadores.
Assim como as cidades necessitam de guardas, policiais que garantam a ordem e o bem-estar da sociedade, a Igreja também tem a responsabilidade de oferecer proteção espiritual. A negligência da polícia militar ou civil pode trazer graves conseqüências. Imagine a sua cidade sem policiais. Como seria?
Da mesma maneira, se a Igreja esquecer-se de proclamar a mensagem da salvação, terá cometido uma grave falta, o pecado da negligência. Coisas supérfluas podem ser adiadas; as necessárias nunca. Festas, rituais, organizações eclesiásticas., templos cômodos, equipamentos eletrônicos de ponta, tudo isso é bom e útil, mas não salva ninguém. O necessário e intransferível é pregar sempre com absoluta clareza a verdade salvadora, o perigo do pecado, a graça divina e o apelo à conversão.
Antes de você responder à pergunta do título, veja algumas características de um atalaia:

1. Estar sempre vigilante

O menor cochilo era punido com rigor porque trazia conseqüências. Um guarda descuidado é inútil e perigoso como uma Igreja que dorme em vez de vigiar e proclamar a salvação em Cristo. Pregar a verdade é missão constante que deve tomar os cuidados da Igreja. Quando ela deixa para quando puder sua obra missionária, para quando terminar o templo está falhando com sua missão.

2. O guarda nas antigas cidades deveria ocupar os pontos mais estratégicos. 

Tinha seu posto nas portas das cidades, nos morros, nas torres e lugares altos. Assim, deve a Igreja executar sua obra evangelística. É preciso escolher os campos, os lugares, os meios e métodos de pregar e chamar os pecadores a Cristo. Nos negócios do Reino de Deus é preciso ocupar os pontos estratégicos, aproveitando os melhores meios para transmitir a mensagem. A Igreja fará isso através dos seus membros, que ocuparão os lugares estratégicos e farão os contatos com as pessoas que têm de ser avisadas do perigo. Além disso, a igreja, como instituição, poderá manifestar-se quanto às grandes questões da nossa época, denunciando o pecado onde ele aparecer.

3. O atalaia tinha que tocar a trombeta e avisar a cidade de qualquer perigo possível. 

Isso era feito ao mesmo tempo. Tocava a trombeta para despertar a atenção. Avisava, dando a notícia necessária no momento certo. A Igreja, portanto, tem que unir sempre em sua obra de apoio e fundamento da verdade, a trombeta e o aviso. Precisamos falar a cada pessoa em particular mas precisamos fazer a mensagem chegar à cidade toda. Precisamos chamar a atenção para o perigo (trombeta), mas também entregar a mensagem que salva (aviso). Esses dois fatores devem andar juntos.

4. O atalaia não podia dar alarme falso. Era punido quando isso acontecia.

Da mesma forma é um grave erro todo alarme falso que uma determinada igreja use na sua obra de pregar o evangelho. A mensagem é uma só. Quaisquer acréscimos ou inovações devem ser imediatamente rejeitados. Só há um aviso certo: A alma que pecar, certamente morrerá. E só há um em quem se possa ter salvação: Jesus (At 4.12).

Atalaia é aquele que fica na torre de vigia (lugar de oração) e que toca a trombeta (profetiza) quando avista o inimigo (discernimento espiritual).

Atalaia eram os soldados que ficavam em cima dos muros de Jerusalém vigiando; quando o inimigo apontava no horizonte, eles tocavam a trombeta.

O atalaia pode ser “o cara”, ter uma ótima vista e ótimos pulmões para tocar a trombeta, mas se ele não estiver na torre (vigiando), não será muito diferente das outras pessoas.

A Torre de Vigia é um lugar estratégico para se avistar o inimigo. Este lugar permite que o atalaia veja e avise o povo a tempo de todos se prepararem.
Quando não estamos nesse lugar de oração, ficamos vulneráveis, e muitas vezes, o inimigo e seus ataques nos surpreendem.


Deus nos chamou não só para ouvir a Palavra de Deus mas para tocar a trombeta e anunciar o caminho da verdade aos que estão andando na perversidade, ou estão se desviando para o mal.

Se uma pessoa estiver caminhando para o mal e a você alertou do seu erro, se ela se arrepender, glória a Deus; se ela não te der ouvidos, vai prestar conta a Deus. Mas se você não falar e ela morrer no engano você terá responsabilidade sobre aquela vida.

Deus não se alegra quando uma pessoa morre e vai para o inferno. Deus não manda ninguém para o inferno, pelo contrário, Deus luta para salvá-la. Por isso mandou Jesus para morrer numa cruz, e levantou pastores, líderes, igrejas para que todos tenham a oportunidade de alcançar a salvação.

Quando uma pessoa se arrepende dos seus maus caminhos e volta-se para Deus, sua vida é restaurada.

Pergunta à todos:

Você tem sido um Atalaia?
Quantas pessoas você conhece que, se morrerem hoje, vão para o inferno?
O que você está fazendo por eles?

Jesus tem um propósito de resgatar todas as pessoas e quer usar você para isso. Tome uma decisão agora de estar sempre disposto a pregar a seus amigos e a todos que Deus colocar em seu caminho, e sê tu uma bênção nas mãos do Senhor.

Por Marcio

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

VENCENDO A ANSIEDADE: Inimigo Abstrato da alma Humana

VENCENDO A ANSIEDADE: Inimigo Abstrato da alma Humana


                                                                                                                     BALSAMO DE GILEADE




 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós (I Pedro 5:7).


A população mundial é composta de sete bilhões de pessoas. Na sua maioria composta do gênero feminino, ou seja, composta de mulheres. E a cada dia esse número vai aumentando. Mas a nossa população se encontra doente nas suas emoções. São inúmeras as pessoas, inclusive crianças, que são vítimas deste mal. Talvez você seja uma dessas pessoas. E neste momento está sofrendo por causa dos acontecimentos que sobreveio sobre sua vida. Acontecimentos tais como: desemprego, doenças, conflitos profissionais, escassez financeira, conflitos existenciais e por aí vai...

Conceito básico acerca da ansiedade

A ansiedade é um estado emocional parecido como medo, porém direcionado para o futuro, desproporcional e que trás intenso desconforto físico.
 A ansiedade não é a mesma coisa que o medo, embora se pareçam em suas características. Mera semelhança. 

Medo: acontece quando ocorre uma resposta a um perigo real. Por exemplo: A pessoa que foi assaltada numa determinada rua certamente ficará com medo de transitar na mesma rua onde o ocorreu o assalto. 

Ansiedade: Ansiedade, ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração etc.

Uma pesquisa sobre o comportamento humano feita na França diz o seguinte:
75% das pessoas vivem no passado
20% das pessoas vivem no futuro
  5% das pessoas vivem no presente

Por essa pesquisa percebemos que 75% das pessoas vivem presas ao passado. Vivem num passado de tortura, dor, de lembranças desagradáveis, etc. Exemplos: mulheres que possuem uma estética que vislumbra qualquer homem (sem vulgarizar a exposição do exemplo), com uma estrutura monumental de seu design corporal, inteligentes, sinceras que visam um relacionamento sincero e compromissado, contudo tiveram experiências no relacionamento anterior traumatizantes. Infidelidade conjugal, frustração com o “príncipe” encantado, decepção amorosa e falta de sinceridade. Vivem sob fortes  fatores que lesaram e deixaram feridas na alma, que se reverbera (reflete) na vida atual da pessoa. Por isso não conseguem desfrutar no presente de uma vida prazerosa. Vivem perturbadas na alma por causa das marcas do passado. São lembranças dolorosas que lhes paralisam, deixando-as presas ao medo de recomeçar tudo de novo. Não conseguem trazer, atualmente, em sua memória, um pensamento correto, esperançoso e alinhado com a vontade de Deus.

Minha alma certamente DISTO SE LEMBRA, e se abate dentro de mim (Lamentações 3:20) (grifo meu). 

Neste versículo da Bíblia relata o estado emocional do profeta Jeremias, que após ver a destruição da cidade de Jerusalém, não consegue viver feliz porque sua mente está aprisionada ao passado. Só há registro em sua mente de morte e destruição, por isso ele lamenta. Muitas pessoas se encontram assim. Só há lamentos e choros por não conseguirem vencer o seu grande inimigo (o passado). Talvez você se encontre assim: abatido (triste e prostado), sem motivação para amar ou viver feliz com as pessoas que lhe ama.  Quem sabe você não está conseguindo corresponder aos afetos recebidos e a vida tem se tornado para você um desgosto total?
As más lembranças do passado que estão presas em nossa alma, produzem inimigos e trabalham em nossos sentimentos no presente fazendo com quê tenhamos desconfortos como: Será que amanhã vai dar certo? Vale apena investir neste relacionamento? O primeiro faliu. Este pode ter o mesmo final. Quem sabe você não está conseguindo decidir para tomar posse do sucesso que lhe está proposto? Quem sabe você está protelando (adiando) e deixando de investir num empreendimento profissional por ter falido anteriormente?
Quem sabe você está, emocionalmente, ferido e pensa da mesma forma que o profeta Jeremias:

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança (Lamentações 3:21)

Esse era o desejo do profeta Jeremias. Se libertar do seu passado. Sua mente estava afetada pelos traumas vividos na destruição da cidade de Jerusalém. Quem sabe você vivenciou e experimentou a destruição de sua família? Quem sabe você presenciou o sofrimento de sue filho e não pôde fazer nada? E isso lhe causa dor e angústia no coração? Quem sabe você vive se angustiando ao se lembrar da humilhação que seus amigos, esposa, esposo, filho ou parentes lhes proporcionaram?
Você precisa de libertação na alma e no espírito. Só assim você estará livre para projetar seu futuro de Vitórias em Cristo Jesus.
A ansiedade lhe projeta para um futuro irreal que não existe. Lhe proporciona uma espécie de medo que lhe faz pensar e influencia sua conduta de vida,deixando você exposto (a) ao desequilíbrio emocional, esgotamento mental (pois atinge o sistema neurológico), exposto à doenças psicossomáticas (doenças causadas pelas feridas e doenças da alma). Isso é torturante demais para um ser humano.

CONSEQUENCIAS DE UMA ALMA DOENTE

Uma pessoa com a alma doente ou ferida é semelhante a uma bomba ambulante. A qualquer momento pode vir a explodir. Reações inesperadas e inimagináveis podem ocorrer e trazer grandes problemas.
Ministerialmente, um líder ferido pode colocar por “água abaixo” planos de Deus, machucar as ovelhas do aprisco, pode viver um ministério frustrado... Uma pessoa com a alma doente pode ferir as pessoas que estão ao seu redor. Isso afetará seu ministério e bloqueará o desenvolvimento do mesmo. Esse líder não resistirá as “pedradas”, ou seja, perseguições, calúnias, vitupério, difamações, etc, transformando-se em um mau exemplo para o rebanho. Isso anulará e porá em dúvidas seu chamado ministerial.


HÁ BÁLSAMO EM GILEADE

Porventura não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo? (Jeremias 8:22)

O Que Significa Gileade?

Gileade é uma região pedregosa, de território montanhoso, ao oriente do Jordão. Um terreno acidentado, rico em florestas, pastagens e goma aromática. A capital meridional de Gileade, ainda hoje existe com o nome de Mukmah. Ao norte, havia o lugar Jabes Gileade que hoje se chama Wadi Yabir. Atualmente, Gileade, compreende a parte Noroeste do Reino da Jordânia. A cidade, era ocupada pelas tribos de Gade, Rúben e meia tribo de Manassés (Dt 34.1 - Js 22.9 - Jz 20.1). A palavra Gileade, no hebraico ( Gil'ad), significa região montanhosa.
Os muitos remédios, que os Israelitas usavam, não foram capazes de promover cura. Porque não estavam buscando no lugar correto. Que a indagação do profeta Jeremias, soe para nós, como uma cobrança: "Por acaso, não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médicos?".
Há muitas pessoas doentes hoje da alma porque se recusam a reconhecer Jesus com Balsamo (remédio) para curar suas feridas. A região de Gileade era específica, isto é, ficava num determinado lugar da Transjordânia, ao leste oriental da terra de Israel. As pessoas quando queriam curar suas mazelas se deslocavam para esse lugar.

O BALSAMO

O Bálsamo: As caravanas concorriam a Gileade. Ricos comerciantes e enviados de reis e rainhas. Pessoas comuns, em busca do milagroso bálsamo, de poderes medicinais. A mercadoria, não era barata, com sacrifício, podiam adquiri-la. As mulheres, principalmente do Egito, cobiçavam o precioso líquido que perfumava a pele e os cabelos. O bálsamo, de Gileade, era especiaria de luxo, presente valioso.
Muitas pessoas sabem hoje o lugar da sua cura: Jesus. Mas se recusam a se deslocar para o lugar específico que Ele atua – a igreja D”Ele”- por isso vivem remoendo e se contorcendo de dores na alma. Buscam cura em lugares onde Jesus não está presente, substitui a palavra de Deus que é viva e poderosa para abrir a alma humana e cortar toda raiz do mal (HB 4:12) por outros métodos paliativos (como métodos psicológicos). Por isso continuam doentes e frustradas na vida.

SOLUÇÃO
Viver no passado é ser escravo da dor e do sofrimento. Pois a palavra de Deus diz para vivermos o contrário disso. Você precisa de cura na alma. Veja:


SAIA DO CARCERE: VÁ AO LUGAR CERTO PARA OBTER A CURA DA ALMA

Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso;
Até que entrei no SANTUÁRIO DE DEUS; então entendi eu o fim deles. (Salmos 73:16-17) Grifo meu.

Quando você vai ao santuário (templo evangélico), Deus te faz entender o que você precisa e promove cura na tua alma.
Se você procurar entender por si só o porque dos sofrimentos, será uma pessoa frustrada e derrotada.


Filipenses 3:13

13 - Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, ESQUECENDO-ME das coisas que ATRÁS FICAM, e AVANÇANDO para as que estão diante de mim,

A decisão é sua para sair das prisões do passado e viva feliz com Jesus Cristo.

Jesus é médico. Se coloque nas mãos D'Ele.

Mateus 9:12
12 - Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.

Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança (Lamentações 3:29)
Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias (Lamentações 3:32)
Por a boca no pó significa voltar-se para Deus, buscando em oração a libertação de seus traumas que tanto afligem sua alma (sentimentos). Deus pode e quer remover sua tristeza. É nesse momento que Deus vai se envolver com você na postura de um médico, visando curar as tuas feridas da alma.

Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes (Mateus 9:12)

A alma é a sede das emoções (sentimentos, desejos, decisão) são atributos da alma.
Lance sobre Ele (Deus) a tua ansiedade (preocupação, medo do que vai acontecer no futuro). Pois Ele vai cuidar de você, lhe proporcionando alívio, descanso e refrigério na sua alma. Ele te convida para você experimentar essa realidade. Veja:

Mateus 11:28

28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Mateus 11:29
29 - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Que Deus te conceda favor  sobre tua vida

Por Marcio