Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de novembro de 2011

GENÉTICA ESPIRITUAL - TRANSFORMAÇÃO (Uma geração transformada que transforma)

TRANSFORMAÇÃO (Uma geração transformada que transforma)



















“Tal é a geração dos que o buscam, dos que buscam a face do Deus de Jacó” (Salmo 24:6).


Poderíamos ficar empolgados e entusiasmados com o “grande” número de pessoas que se deslocam para assistir o culto cristão evangélico nos templos. Alguém poderia perguntar e questionar: E isso não seria motivo para ficarmos felizes? Isso não significa que as pessoas estão “procurando” a Deus? Digo que boa parte não. Pois buscar a Deus é uma coisa, buscar as bênçãos de Deus é outra. Expomos isso baseado no que diz no Salmo 24:6. Se observarmos com zelo exegético nas escrituras sagradas, veremos algo totalmente oposto. Qual será, sinceramente, a verdadeira motivação que conduz muitas pessoas aos templos? “Uma porta de emprego”, “Uma benção para empresa”, “Uma vida mais prospera”?" "Uma conservação tradicional da família"?
É bom deixar claro que uma pessoa estar participando do culto "sem está aliançado com Deus", isto é, convertido a Ele é válido. Porém não significa que essa ou essas pessoas sejam filho de Deus.
Sinceramente, o que leva as pessoas a buscarem a Deus? Medo de ir para o inferno? Oração para o (a) filho (a) passar no vestibular ou ter acesso a uma boa faculdade?
O salmo acima ratifica que uma geração que busca a Deus (A Deus e não as suas bênçãos) é um povo, é uma pessoa é uma nação diferenciada da realidade que vemos hoje. É uma geração de homens e mulheres corajosos e fiéis a Deus que não se submetem a sistemas humanos onde o pecado está associado.Pois Deus não suporta movimentos, projetos, propósitos onde o pecado está por detrás. Veja: 

Isaías 1:13

13 - Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene.

Se envolver com o pecador no propósito de restaurá-lo é uma coisa. E se envolver com a prática do pecador e seu sistema é outra. É uma geração que ama o pecador, mas não o pecado. Não significa se intitular melhor ou mais espiritual que os demais, mas sim transformados que irão influenciar e transformar uma sociedade que está pervertida no que diz respeito à proposta original de Deus para o ser humano. Por isso vemos consequências do pecado em nosso meio e as pessoas não se dão conta disso. Culpam a Deus, como se Deus fosse responsável pelos atos dos seres humanos e promoção de toda destruição na sociedade. Vale lembrar o que o profeta Jeremias diz:


Lamentações 3:39-40
39 - De que se queixa, pois, o homem vivente?
Queixe-se cada um dos seus pecados.
40 - Esquadrinhemos os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o SENHOR.


Convivemos com uma sociedade marcada pela sedução do que é imoral e repugnante perante Deus (Não signfica que estou discriminando as pessoas).  Nem tampouco  viso postular-me como pertecente a uma raça ariana, ou seja, por ser cristão ser melhor ou mais perfeito que as demais pessoas).  Não tem nada haver com isso. Por que classificamos a sociedade hodierna dessa forma? Por causa da palavra de Jesus que antecipou nossos dias dizendo que “antes da sua vinda para julgar o mundo”, a sociedade estaria como nos dias anteriores ao dilúvio, relatado no capítulo 6 do livro de Gênesis:

“A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência”. (Gênesis 6:11)

O que você vê nos noticiários? Na mídia televisiva e escrita? VIOLÊNCIA E CORRUPÇÃO. O quadro clínico social doentio que Jesus relatou a dois mil anos atrás acerca da geração pré-diluviana. Corrupção até mesmo dentro das igrejas (pois lobos travestidos de ovelhas se infiltram e arrebanham os incautos com uma mensagem de zelo, quando na verdade utilizam um discurso atraente visando engordar as ovelhas para depois “arrancar as lãs” e “esfolar tirando a gordura” das mesmas, isto é, exploram as ovelhas). São pessoas que são enganadas por uma pseudodoutrina - falsa doutrina - Onde muitas ovelhas sinceras são enganadas por esses falsos líderes.

Veja o que a palavra de Deus diz acerca desse tipo de pessoa:

I Pedro 2:1-3

1 - E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.

2 - E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
3 - E por avareza FARÃO DE VÓS NEGÓCIO COM PALAVRAS FINGIDAS; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

Vai um alerta e exortação pra você, amigo leitor, sincero que deseja saber o que realmente a Bíblia relata e ensina. Se você buscar a Deus e sua face, isto é, a intimidade com Ele, você será transformado (a) em outra pessoa e estará apto (a) por Deus para ser um (a) agente de transformação pelo poder que Ele nos outorga, mediante a açõa sobrenatural do Espírito Santo. Isso pode acontecer com uma pessoa, uma família, uma cidade ou até mesmo uma nação. E o mundo conhecerá você e sua descendência (seus filhos) como instrumento de  transformação na terra. 

Isaías 61:9 confirma isso. 
Leia:

E a sua posteridade será conhecida entre os gentios (não convertidos a Jesus) , e os seus descendentes no meio dos povos; todos quantos os virem os conhecerão, como descendência bendita do SENHOR.
Você será aquilo que Jesus disse: “sal da terra”
“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens”. (Mateus 5:13)

O sal tem o poder de preservar o produto que está em decomposição, evitando assim sua degeneração por parte de agentes microorganicos (um exemplo disso é a carne de animal  ou do ser humano morto em estado de putrefação).

O sal gera sede no corpo humano, fazendo com que a pessoa almeje beber mais água (O homem ou mulher de Deus que busca a face de Deus é capaz, através de sua vida com Deus, gerar sede nas pessoas levando-as  a buscar na fonte, que é Deus, a água da vida  que é Jesus.) Veja quem é a fonte:

“E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se ALGUÉM TEM SEDE, venha a MIM, e beba”. (João 7:37).

Acontecendo isso, essa pessoa sedenta conhecerá, na sua própria experiência, o Deus que ela tanto almeja conhecer. Isso refletirá na formação de um verdadeiro discípulo, um verdadeiro adorador nascerá a partir desse ponto, uma verdadeira vida cristã, conforme agrada a Deus, um culto verdadeiro em espírito e em verdade será ministrado ao coração de Deus. Surgirá um referencial dentro da igreja de Jesus cristo e na sociedade de um homem ou mulher de Deus que será visto (a) como canal de bênção. Essa é a proposta primordial na vida daqueles que O buscam. As demais coisas básicas para sobrevivência e manutenção da vida serão apenas consequências. É isso que significa buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça relatado em Mt. (6:33).
Mateus 6:33

33 - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas  (necessidades básicas como: vestir, comer e demais inquietações da alma humana) vos serão acrescentadas. (Grifo meu)
 
O problema é que estão invertendo as coisas. Estão dando ênfase e ensinando às pessoas aflitas a buscarem uma vida prodigiosa materialista. O significado, hoje, de um homem ou mulher bem sucedidos e “abençoados” por Deus é ter um carro OK, uma bela casa na praia e uma poupança gorda na conta bancária (Deus abençoa pessoas assim. Mas não é o primordial da vida Cristã, conforme texto acima descrito em MT 6:33). Acredito piamente que se o apóstolo Paulo ou outros apóstolos como Pedro, João etc. vissem e ouvissem os tipos de mensagens que ouvimos hoje, clamariam em prantos e jejuns perante a Deus a favor de um arrependimento genuíno em nossa sociedade religiosa atual. Eles ficariam estupefatos com tanto violação, transgressão e sangramento dos textos sagrados.
Você sabe qual é a boa notícia diante de tudo isso? É que você pode ser diferente. Ser diferente não significa querer ser melhor ou está acima do seu próximo ou semelhante. Essa postura seria classificada como orgulho fundamentalista  religioso. Você pode ser ou fazer parte da geração que BUSCA A FACE DE DEUS. Quando isso começar acontecer em sua vida, você será outra pessoa. Suas fraquezas que tanto te humilham serão vencidas. Não serão vencidas por você, mas pelo poder de Deus. A verdadeira vida cristã com Jesus Cristo começa quando temos a motivação correta: A MOTIVAÇÃO DE BUSCAR A FACE DE DEUS. Não se candidate a ser uma pessoa frustrada na igreja de Jesus Cristo buscando aquilo que Deus não ensinou a buscar em primeiro lugar, ou seja, busque primeiro a presença de Deus. Se envolva com Ele.
Entenda o que está escrito no texto básico acima. Tal geração é uma citação de um homem que aprendeu a buscar a Deus de forma correta. Esse homem foi o rei Davi, de Israel. Por causa disso, Davi descobriu o verdadeiro sentido do que é ser um homem que agrada a Deus e de ser abençoado.
"TAL GERAÇÃO" é uma expressão que não coloca limites. Que não se sabe o que pode acontecer ao homem ou mulher que se coloca nas mãos de Deus. É indescritível uma geração que busca Deus. Porque ela, nas mãos de Deus, pode fazer coisas que ninguém espera ou imagina pelo poder do Espírito Santo.
Você pode ser da geração daqueles que busca e encontra Deus. Só depende de uma virtude sua. Qual? A de ter sede para ir à fonte (que é Jesus) e saciar sua sede espiritual. A fonte existe, porém só vai até a fonte beber quem tem sede.

Salmos 63:1

“Ó DEUS, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; A MINHA ALMA TEM SEDE DE TI; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água;...”
Que Deus te abençoe e que o Espírito Santo gere sede em teu coração pela presença D’Ele.
Por Marcio S. de Oliveira

quinta-feira, 28 de julho de 2011

EFEITO COLATERAL (O preço que se paga para permanecer na vontade de Deus)

O PREÇO A SER PAGO



“E sucedeu que, acabando Jeremias de dizer tudo quanto o SENHOR lhe havia ordenado que dissesse a todo o povo, pegaram nele os sacerdotes, e os profetas, e todo o povo, dizendo: Certamente morrerás.” (Jeremias 26:8)

Viver no mover profético causa antagonismo a muitos ouvintes. Principalmente àqueles que estão revestidos de autoridade e que usam os púlpitos e funções eclesiásticas para defender seus argumentos infundados, distorcidos, manipulativos contra os verdadeiros profetas. Eles desprezam o ministério de profeta em nossos dias. Não sabendo eles que esse ministério faz parte dos chamados dons ministeriais para o corpo de Cristo, visando proteger, apontar com zelo e amor o caminho quando a igreja se perde na sua caminhada. Os profetas veterotestamentário tinham essas características em sua jurisdição profética. Veja a base: 

Efésios 4:11

11 - E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,...

Mas há uma explicação para isso: O motivo que incomoda esse tipo de gente é que o verdadaeiro profeta tem compromisso com a mensagem que Deus coloca em seus lábios e a proferem com autoridade espiritual. O problema não está apenas nisso. O que tira essa gente do sério é que a mensagem do profeta não busca interesses pessoais.  O verdadeiro profeta não tem como objetivo agradar aos homens, sejam eles quem forem.
O objetivo do verdadeiro profeta é agradar a Deus e não aos homens – ver Gl 1.10; 1 Ts 2.4.
Sejam eles quem forem reis, líderes, autoridades, bons colaboradores, etc.

O QUE DE FATO LEVA O PROFETA ASER INDIGESTO PERANTE ALGUMAS PESSOAS? HÁ RAZÃO PARA ISSO?


Veja o motivo:

A principal função de um profeta é tocar nos fundamentos da igreja e viver ardentemente pela verdade. Um verdadeiro profeta de Deus queima pela justiça e zela pela verdade.  

Esse é o motivo que faz com que muitos profetas sofram e fiquem isolados ministerialmente.
Ser profeta, como alguns pensam, não é apenas ter um cargo denominacional eclesiástico ou está inserido nele. Vai muito além dessa perspectiva. É estar comprometido coma vontade de Deus acima de qualquer outra vontade pessoal ou de interesse coletivo. É um ofício delegado por Deus que traz compromisso entre o que Deus diz acerca de uma determinada realidade espiritual na vida de seu povo. É ser portador da realidade da vontade de Deus para com seu povo. A mensagem de Jeremias foi ouvida por todo povo, inclusive pelos sacerdotes (líderes espirituais responsáveis pela condução da verdade e do conhecimento de Deus). A primeira sentença de morte sobre Jeremias saiu de onde menos uma pessoa poderia esperar: A CASA DO SENHOR. Por quem? Líderes espirituais. Qual seria o motivo dessa sentença? Apenas a verdade que se revelou no coração de Jeremias que confrontava uma estrutura de corrupção e pecado na casa de Deus. Insatisfeitos com o teor da mensagem de Jeremias que os incomodavam, resolveram sentenciar a voz profética.

Muitos, hoje, ainda não entendem o porquê que homens e mulheres de Deus são atacados por um complô corrupto eclesiástico dentro das igrejas (como fizeram contra Jeremias). São profetas que se recusam a serem corruptos como os demais são. A fé deles é inegociável. Não aceitam o sistema imoral e perverso que querem lhes impor.
Por isso, são mal interpretados, perseguidos, tachados de “rebeldes” por se oporem ao sistema deles (se for este o caso, Jesus foi o maior rebelde diante da estrutura religiosa corrupta judaica) e sem motivo e causa manipulam, articulam e engenham meios para tirar a vida espiritual desses profetas. São verdadeiros assassinos de profetas. Verdadeiros coveiros espirituais. Estão dentro do clero, não para desenvolver a salvação daqueles que receberam o Cordeiro de Deus como salvador. Muitos deles estão por outras motivações e interesses pessoais desalinhados com a vontade e proposta original de Deus. Esquecem-se que devem ser instrumentos de crescimento espiritual e instrumento de poder para abençoar os que estão chegando ao reino de Deus. Usam o constrangimento impositório por estarem revestidos de autoridade... Esquecendo-se do que a Bíblia diz e de como deve ser a característica do ministério pastoral conforme a palavra de Deus diz:

I Pedro 5:2-3

2 - Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
3 - Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.

Porém, muitos deles são pedras de tropeço para os que querem viver na essência da palavra de Deus. Liberam decretos de morte sobre aqueles que Deus usa para confrontar seus erros e pecados, como fizeram contra Jeremias. Esta foi a sentença: “Certamente morrerás” (JR 26:8).
Um fato histórico: No Brasil há aproximadamente 30 milhões de desviados da verdade e dos caminhos de Jesus. Certo é que tem neste contexto os que são atraídos por outros motivos para igreja e se frustraram. Mas há muitos dos que estão chorando em abismos da vida, estão marginalizados por líderes corruptos, esquecidos e receberam o estigma de rebeldes. Foram expostos ao ridículo por líderes insensíveis que não compreenderam as fraquezas dessas pessoas. Foram mal interpretados. Muitos desses hoje, antes eram bocas que pronunciavam mensagens que trazia cura, libertação e milagres, Mas hoje estão usando suas bocas para serem canais de injeção de álcool, drogas… Estão gemendo, porém não há sensibilidade e amor por eles, pois o clero corrupto ainda os enxerga com “REBELDES” e não como ovelhas. Pergunto: O que significa a parábola da ovelha perdida registrada em LC 15:4?. Muitos líderes, hoje, já não se importam em ir atrás das ovelhas que já não estão nos apriscos. No dia que eles entraram pela primeira vez na igreja eles eram “importantes”. Mas hoje ele não tem mais valor. Tornaram-se uma espécie de copo descartável que perderam seu valor.
A hipocrisia reina nos púlpitos. Declaram amor, mas depois perdem esse amor. Neste contexto vale relembrar a célebre (famosa) frase de Charles Finney “PREGADOR, PREGA A TI MESMO”
Essa é uma dura realidade que muitas vezes está oculta. Quem desejaria perder a cabeça como João Batista nos dias de hoje? Qual o motivo que levara a ter sua cabeça como troféu para a amante do Rei Herodes? Resposta: a não passividade; a não concordância com o pecado e o sistema familiar corrompido e imoral de Herodes; a não complacência com a inversão de valores dentro do contexto da família por Herodes. Sabemos que o Profeta, em seu ofício, intervém diretamente na sociedade quando a mesma se distancia da realidade da vontade soberana de Deus, visando trazer para o centro dos propósitos de Deus, através da sua mensagem dirigida por Deus. Ele se torna um porta-voz de Deus na terra, mais precisamente na sociedade. Só perdem a cabeça os que não suportam as imoralidades como João Batista. Quem, hoje, se candidata? Onde estão os verdadeiros profetas que não se misturam a um sistema que oferece benesses e que ao mesmo tempo macula os princípios de Deus para sua igreja? Onde estão os que não se dobram diante das pressões impostas por pessoas com seus sistemas corruptos, como aconteceu nos dias do profeta Elias.

“Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou (I Reis 19:18)” .

Havia, nos dias de Elias, uma sentença para destruir os verdadeiros homens de Deus em Samaria, capital do Reino do Norte, Israel, por ordem da rainha Jezabel, sob o crivo ou anuência do Rei Acabe, seu esposo. Porém, havia um administrador da casa do Rei Acabe que temia a Deus e teve audácia e coragem de salvaguardar os fiéis remanescentes de uma geração de profetas que aderiram à perversão espiritual e sócio-econômica com o plano político-administrativo do Rei Acabe. Seu nome era Obadias (I Reis 18:3) - E Acabe chamou a Obadias, o mordomo; e Obadias temia muito ao SENHOR. (I Reis 18:4) - Porque sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do SENHOR, Obadias tomou cem profetas, e de cinquenta em cinquenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água. Ele sustentou, cuidou e zelou desses remanescentes fiéis que estavam sob a mira da fúria da Rainha Jezabel. Onde estão os Obadias de hoje que se preocupam, se arriscam no ministério no propósito de preservar aqueles que Deus está levantando para dar prosseguimento aos seus propósitos no futuro bem próximo? Quem se arrisca a tomar frente como Obadias e sustentar, não mais com pão e água como fizera Obadias nos dias de Acabe, mas com oração, investimento discipular no propósito de que Deus realize através deles sua obra na terra? A Bíblia diz que Obadias, mordomo do Rei Acabe, era temente a Deus. Por temor a Deus ele arriscou sua vida, seu cargo administrativo para manter vivos os canais de Deus naqueles dias. Será que ainda existe temor, coragem, visão espiritual para que hoje tais pessoas nas igrejas assumam esse tipo de papel? Conforme anda o sistema de hoje, o mesmo desafio dos dias de Elias continua. Mesmo tendo um novo contexto de pano de fundo histórico e social diferentes, porém a essência da maldade e perversão continua a mesma, sob outra estética atual. Responda você mesmo. Muitos ministérios hoje, já perderam o foco principal da mensagem e essência da vontade de Deus. Está ficando difícil para muitos orarem dizendo: “Venha o teu reino e seja feita a tua vontade...” (Mateus 6:10).

PSEUDOS-MINISTÉRIOS (MINISTÉRIOS QUE VISAM E VIVEM OUTRAS MOTIVAÇÕES CONTRÁRIAS À VERDADEIRA ORTODOXIA DA PALAVRA DE DEUS)

Infelizmente muitos ministérios, hoje, já se tornaram MONEYSTÉRIO pelos aproveitadores da teologia da prosperidade. Aonde vamos parar com isso?


Por Marcio

Não é Bom Proceder Sem Refletir...



Todo prudente procede com conhecimento... (Provérbios 13:16 parte a)














Estamos buscando eleger representantes políticos em todas as instâncias da política brasileira. Homens e mulheres que tenham caráter incorruptível diante das propostas indecentes  impostas pelos políticos corruptos que não têm compromisso com a nação, nem com os direitos representados em nossa Carta Magna. Representantes que honrem  e respeitem a confiança, a credibilidade dada ao mesmo pelo cidadão consciente que não tem compromisso com o político que impõe e nem interfere na vontade do eleitor sincero, que não busca apenas o progresso, mas busca a permanência dos princípios éticos, morais e honrosos da família e da sociedade em geral. Somos uma geração que a cada dia vive se distanciando do que é moral, honesto e incorruptível. Estamos vendo famílias sendo vítimas de projetos vis, maliciosos, interesseiros a grupos em particular. Políticos que, por interesse de voto, se comprometem a destruir princípios morais  dos lares por meio de leis que ferem a integridade de cidadãos brasileiros, extinguindo princípios que regem a conduta e que preservam a integridade moral e cívica do cidadão. Não estamos querendo impor um sistema conservador, porém que vise, de forma encíclica, o bem estar de uma nação que, infelizmente, é reconhecida em outros países de primeiro mundo, como uma nação de sensuais, imorais e corruptos. Uma nação desmoralizada e motivo de chacota por outras nações. Até o Sylvester Stallone fez piada na “cara” de todo brasileiro ao se referir em outras palavras que o Brasil é como a casa da mãe Joaquina, ou seja, todo mundo fala e faz o que quer. Brincadeira ou não, foi isso que ele se referiu. Devemos procurar um estadista, ou seja, aquele que se preocupa e visa o bem-estar de sua nação em todas as instâncias da democracia brasileira. Pois, para isso, é que ele será eleito. Isto é fazer democracia. Devemos, através de nosso voto, eleger pessoas que não tenham o mesmo estigma administrativo do político Rei Herodes, ou seja, um governante que na sua gestão prevalecia o seu descrédito moral, ético e familiar junto aos judeus do século I d.C. Por causa da sua ânsia e ganância pelo poder,  sentiu o seu trono ameaçado por seus irmãos. Tese argumentada por ele que culminou com o mandato (decreto de lei e ser executada) do assassinato dos mesmos. Mandou também executar sua própria esposa. Até bebês inocentes se tornaram alvos de sua crueldade infundada. Jesus escapara desse forjo porque Deus dera escape. Estamos vivendo hoje assim: nossas famílias e filhos estão sendo alvos e vítimas de projetos e engenhos destrutivos no Congresso Nacional e na Câmara Federal por causa de políticos ávidos pelo poder e descomprometidos pelo bem-estar geral dos cidadãos. Estamos vendo leis insignificantes sendo aprovadas enquanto problemas, no que diz respeito à família, segurança e estabilidade econômica dos cidadãos estão ficando em terceiro ou quinto plano. O Brasil progride, mas a desigualdade na distribuição de rendas persiste. Enquanto determinados parlamentares criam leis e Emendas Constitucionais a fim de promover o seu bem–estar salarial, o brasileiro sofre com os encargos tributários. A política tributária do país é de dar dor de cabeça ao contribuinte. O proletariado (o povo) paga mais e o mais abastado paga menos. O efeito colateral é a informalidade que o brasileiro, no sufoco, para não morrer de fome, vive na clandestinidade. Que política tributária justa, hein? A educação do Brasil, comparada com a da Bolívia, está pior que a do país latino vizinho. Um país que tem o maior aquífero subterrâneo do mundo paga altas taxas de consumo de águas. Um país em que a saúde está em decadência, pois estamos vendo pessoas morrendo quase todos os dias em filas de hospitais. Obras em andamento na construção de hospitais, que pararam na burocracia e estão se deteriorando no tempo e o dinheiro público indo ralo abaixo. Sinceramente, podemos chamar isso de progresso?  Que tipo de progresso é esse que “progride” e ao mesmo tempo regride? Motivo: o que prevalece são os interesses de um sistema projetado nas pré-candidaturas apoiado em favores. Por isso se vê pouco interesse em querer resolver problemas tão reais que afligem nossa nação, enquanto propostas, leis surreais e utópicas estão sendo debatidas. Devemos, como bons cidadãos, votar com inteligência. O voto deve ser racional e não baseado na paixão político-partidária. O sistema populista usado e representado muito bem por seus expoentes como Getúlio Vargas, no Brasil, Evo Morales no Bolívia e Eva Perón na Argentina podem conduzir o povo à manipulação cega, irracional e inconstitucional, pois o candidato populista tem seu marketing na seguinte estratégia: se introduz no meio do povo, pois a partir desse ato ele consegue o carisma do povo. Nesse tipo de marketing, o povo age de forma emocional e não na inteligência. A sua votação se torna cega.
Estamos vivendo por intervenção divina, sob o mesmo contexto dos dias de Jesus. O socorro está, em muitos casos, vindo da parte de Deus para que aconteça o mesmo que aconteceu com Jesus ainda bebê: O escape. Porém, naqueles dias, muitas famílias que não tinham cobertura de Deus, sofreram atrocidades, pois o infanticídio se instalara no seio das famílias judias do I século. Naqueles dias mães choraram a perda de seus filhos que sem motivo algum foram assassinados. O pranto de Raquel expressava a dor que o político Rei Herodes instalara nas famílias Judias, na cidade de Belém (Mateus 2:18) - Em Ramá se ouviu uma voz, Lamentação, choro e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, E não querendo ser consolada, porque já não existem. Visto que não tinha naqueles dias uma organização humanitária não-governamental, como temos hoje a ANISTIA INTERNACIONAL, que luta pelo respeito aos direitos humanos universais (embora o Estado de Israel seja um Estado confessional, ou seja, que tem uma religião como oficial, no caso a religião judaica, o governo político estava sob direção romana que não aceitava levantes ou formação de entidades humanitaristasPOIS SABEMOS QUE O DINHEIRO PODE COMPRAR UM POSTO, MAS NUNCA, JAMAIS COMPRARÁ O RESPEITO. Isso é um princípio. E todo princípio é imutável.
Queremos que nossa nação progrida. Pois esse é o lema implantado em nossa flâmula nacional: ORDEM  E PROGRESSO. Pergunto e responda a você mesmo, sinceramente: onde existe bagunça ao invés de ordem, haverá progresso? Até o palhaço e humorista Tiririca deseja ser Deputado Federal pelo Estado de São Paulo. Sem preconceitos, pois todo cidadão é livre para concorrer a pleitos na forma prevista pela lei.
Porém, nunca se esqueça: votar com inteligência é votar com a razão analítica e não votar com o emocional instigado com o marketing populista. Pois a Palavra de Deus diz: Não é bom proceder sem refletir... (Provérbios 19: 2 parte a). Pense, analise e encontre as melhores opções para reger nossa nação.

Por Marcio

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O QUE É SER PROFANO (Desvalorização do Espiritual Pelo Secular)

 O QUE É SER PROFANO 







Vemos ler o texto abaixo para depois expormos e explanarmos.


E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas. E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó. E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado; E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom. Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura (Gn 25:27-34).


Definição:

Profano: Do hebraico HÃTAL. Significa a pessoa que é entregue ao uso comum, em oposição ao santo, ou seja, que saiu do sobrenatural de Deus para o natural.

Profano: É violar a santidade de uma coisa sagrada em detrimento de outra secular.

Foi justamente isso que Esaú, irmão de Jacó, fez. Saiu do sagrado para o secular por motivos banais e injustificáveis. Ele foi vencido pelo seu desejo e sua natureza carnal. Esaú demonstrou-se um homem sem controle sobre seu impulso carnal.


DESVALORIZAÇÃO DO QUE É ESPIRITUAL

Constantemente nossa sociedade passa pelo processo de mudanças. A isso me refiro em todos os aspectos que a envolve. E a tendência do ser humano como ser social e inserido no contexto de sociedade organizacional é sentir o impacto dessas mudanças. É natural sermos movidos pelas circunstâncias. Devido a essas mudanças, nossa maneira de pensar e agir também são influenciadas a agir em acordo com as circunstâncias que nos envolve. E muitas vezes quando vemos essas mudanças às classificamos como normais, porém sob o prisma (visão) espiritual, essas mudanças afeta diretamente os planos e propostas que Deus estabeleceu para nossas vidas. Se olharmos, como exemplo, para personagens da Bíblia veremos homens de renome como Abraão se posicionando contra Deus e seus propósitos estabelecidos sobre sua vida por causa de mudanças na sociedade que o envolvia. Outro exemplo é o seu filho Isaque. O mesmo sendo movido pelas circunstâncias e com isso saindo da esfera da vontade de Deus para sua vida. Quando permitimos isso, perdemos o foco e o valor espiritual das promessas de Deus sobre nossas vidas. Perdemos a visão do que é sagrado, passando assim a desvalorizar aquilo que era essencial e prioritário em nossas vidas. Acabamos, portanto nos transformamos em profanos, ou seja, violamos a santidade de uma coisa passando a considerar como algo sem valor e normal.


OS PADRÕES DO MUNDO

Devido a essas alterações dentro da sociedade, SE PERMITIMOS passaremos a viver também num padrão de comportamento que impõe contrariedade aos padrões espirituais que Deus designou para nós vivermos como seus filhos na terra. Veja:

(I Pedro 1:15) - Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;... (I Pedro 1:15 Grifo meu).

Com isso, as transformações que vem ocorrendo em nossa geração, tem afetado violentamente a igreja com padrões e doutrinas mescladas de um falso teor espiritual baseado em comportamentos de religiões  importadas do Oriente - Médio e da Ásia. E isso tem se tornado a marca de cumprimento de uma profecia específica registrada pelo Espírito Santos de Deus no coração do apóstolo Paulo. Veja:

(I Timóteo 4:1) - Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios...

É uma verdadeira mistura do santo com o profano, ou seja, de costumes, tradições e padrões de comportamentos religiosos que não tem nada a ver com o que Deus disse, diz, continua e continuará dizendo à sua igreja.
Vemos homens e mulheres de Deus que receberam o chamado para viverem em pleno acordo com os padrões de santidade revelados na santa palavra de Deus sendo afetados. Filhos e servos de Deus que receberam um chamado específico para serem portadores e herdeiros das riquezas espirituais. Veja:

(Colossenses 1:27) - Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;...
 
É triste vermos pessoas de Deus desvalorizando, trocando e negociando valores espirituais por valores e padrões mundanos. Desejos “santos” (movidos pelo Espírito Santo dentro do coração do homem ou mulher de Deus) têm saído para dar lugar aos “desejos malignos” como bem se referiu o apóstolo Paulo a II Timóteo 2:22. Veja:

Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor (II TM 2:22).

Quando isso acontece, o homem ou a mulher de Deus torna-se um profano (a). Ele ou ela pode estar dentro de uma igreja cantando, pregando, fazendo trabalhos que faz parte das programações da igreja... Contudo, Deus perceberá que tudo isso não passará de uma fantasia hipócrita.

Profano: É tudo que se usa ou introduz no conjunto de coisas sagradas para prejudicar o caráter também sagrado do que se considera pertencente à religião.

Profano: É o movimento de opinião ou pensamento de ordem secular que se pretende introduzir na religião em contraposição e desacordo com os princípios sagrados e ortodoxos da sã doutrina.

Profano e impuro: São termos paralelos e são usados nas escrituras substituindo um ao outro.


SEGUE A ADVERTÊNCIA DE DEUS Á IGREJA DE HOJE

E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou (Hebreus 12:17).


CARACTERÍSTICAS DO PROFANO


SER PROFANO É:

A - Abrir mão dos valores espirituais por causa dos valores ou interesses pessoais de caráter mundano ou impuro.

B - Deixar que as aspirações materiais e transitórias “sufoquem” o seu chamado. O profano não tem visão espiritual, por isso, ele é um “negociador” (Jacó negociou o espiritual pelo material Gn 25: 33 “...Ele jurou e vendeu o seu direito de primogenitura”).

C -  É abandonar e desprezar o chamado de Deus por algo que esse mundo possa oferecer.

D -  É priorizar minha vontade, colocando-a acima da vontade de Deus em minha vida.

E -  É ter uma vida espiritual superficial, com aparência (de sagrado), contudo não passar de uma fantasia. É ter uma fé sem “raiz”, isto é, não ter uma fé arraigada, alicerçada e fortalecida. Por isso, o profano cede fácil aos encantos do mundo. Desvia-se dos planos originais. Embora ele permaneça no corpo de Cristo (a igreja), vive indiferente à vida que Deus deseja que ele viva pela fé (veja o exemplo de Judas relatado em João 12:4; João 6:70; e João 13:2).

F - É rejeitar a proposta de Deus de ser herdeiro das coisas concernentes ao Reino de Deus.


O PROFANO REVELA:

1- Desinteresse ao sagrado

2- Indiferença ao assumir o que lhe foi confiado por herança e por isso não valoriza o que Deus coloca em suas mãos.
3- Embora ele pertença à família de Deus, está salvo e vive debaixo das promessas de Deus reveladas na Bíblia, vive contrário aos direitos e responsabilidades diante de Deus.

4- Falta de visão espiritual. Por isso, o inimigo (satanás), consegue seduzi-lo levando-o a negociar os interesses espirituais, roubando-lhe a visão de Deus em sua vida, passando a existir no coração dele apego as coisas do mundo.

5- Fraqueza ante as pressões. O profano quando se encontra numa situação difícil, perde a fé e desiste de preservar o que lhe foi proposto por Deus. Neste caso os valores espirituais que estão sobre ele prometidos são colocados em segundo lugar ou até mesmo esquecidos como sagrados.

Precisamos entender e valorizar o que é espiritual em nossos dias e descartamos o modo e padrão de vida profana. Só assim seremos verdadeiros adoradores.

Aleluia!

Por Márcio

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O DOCE VENENO DAS PROPOSTAS (O dolo de satanás)


O DOCE VENENO DAS PROPOSTAS



                            Jardim do Éden

Vivemos numa época em que as pessoas (não generalizando) são movidas de interesses pessoais. E muitas vezes para alcançá-los, muitas pessoas se revestem de uma falsa aparência que demonstra sinceridade, afeição, transparência, verdade e boas intenções. Isso na vida secular chamamos de demagogia, ou seja, é conduzir uma pessoa a uma falsa situação. É dizer ou propor algo que não pode ser posto em prática, apenas com o intuito de obter um benefício ou compensação (Isso é bem caracterísico dos políticos corruptos de hoje). É também uma maneira de conduzir alguém a crer naquilo que não pode ser alcançado. Biblicamente, isso é conhecido na Bíblia por “dolo”, Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo... (I Pedro 2:1). Veja este texto em outras traduções da Bíblia:

  • Portanto, livrem-se de toda maldade e de todo engano, (dolo) hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência ( Nova Versão Internacional) (Grifo meu). 
  •   
  • Portanto, abandonem tudo o que é mau, toda mentira (dolo), fingimento, inveja e críticas injustas ( NTLH)  (Grifo meu). 

    DOLO - De acordo com as traduções acima descritas é o mesmo que ENGANO, ou seja, um meio engenhoso, disfarçado que induz alguém com engano ao erro. É um ato consciente.




    DOLO - É qualquer ato consciente com quem alguém induz, mantém ou confirma outrem em erro. Manobra astuciosa com alguém induzindo-a  em outro erro. Porém, por trás de determinadas propostas estão más intenções, egoísmo e toda sorte de malícia contra o próximo. Toda pessoa que tem más intenções procura de forma engenhosa seduzir e atrair seus pretendentes alvos com: Prestatividade e mostrando-se disponível aos interesses da pessoa que é seu alvo. Mas, na realidade, ela está apenas cumprindo etapas de seu processo enganoso. O Primeiro passo para essa pessoa alcançar seu intento é o envolvimento da suposta vítima em seu argumento sedutor. Nascerá a partir daí, uma propaganda aparentemente favorável a essa pessoa-alvo. Todo tipo de método será usado pelo sedutor. (O próprio satanás usou a mensagem que Deus dera a Adão, porém distorceu-a seu modo e levou Eva a crer numa mentira disfarçada de verdade). Para ele, vale tudo. O diabo usou e citou até trechos da Bíblia, porém de forma distorcida, para alcançar seus interesses malignos e afastar o primeiro casal dos planos de Deus. A origem dessa postura e intenção maléfica sobre o ser humano teve origem no Jardim do Éden. Satanás é chamado na Bíblia de sedutor do mundo: “E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo Ap 12:9 (sedutor é aquele que tem más intenções, embora não demonstre. Ele trata sua vítima com promessas de benefícios. Usa um argumento mentiroso com uma aparência de verdade). Essa é a característica de satanás para enganar o homem mantendo-o no pecado e por fim matá-lo. Tanto espiritualmente, fisicamente e o pior: eternamente (Romanos 6: 23). É por isso que Jesus o classifica de LADRÃO. Veja: 


    (João 10:10) - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Uma das características do ladrão é subtrair, ou seja, tirar o que é de valor das pessoas. Satanás tirou o que o primeiro casal, Adão e Eva, tinha de mais precioso: A comunhão, a intimidade com Deus e como conseqüência o suprimento de todas as áreas da vida deles. Satanás expôs à vergonha casal levando-os a pecar. Eles se esconderam de Deus após pecar. Veja:

    (Gênesis 3:10) - E ele (Adão) disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me (Grifo meu).

    Adão se envergonhou de Deus e se escondeu. Você já se perguntou por que ele se escondeu? Justamente por causa do pecado cometido. Então percebemos que o pecado que o homem comete é induzido pelo diabo (porém é o homem que decide se pratica ou não), trás exposição à vergonha, leva o homem ou mulher pecador (a) a se distanciar de Deus, quebrando assim o relacionamento do homem com Deus. A prova é que Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden. Éden no hebraico significa: Lugar de prazer e de deleite. A partir daquele momento de saída do éden o primeiro casal ficou privado de desfrutar do prazer, do deleite de estar na presença de Deus e num lugar onde havia provisão total para suas vidas. O homem passou então a sofrer para adquirir provisão para seu sustento, a mulher passaria então a ter dores para gerar filhos(as), teria que conviver com as dificuldades da natureza em seu habitat. Veja:

    (Gênesis 3:16) - E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
    (Gênesis 3:17) - E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
    (Gênesis 3:18) - Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
    (Gênesis 3:19) - No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
    (Gênesis 3:20) - E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.
    (Gênesis 3:21) - E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.
    (Gênesis 3:22) - Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
    (Gênesis 3:23) - O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
    (Gênesis 3:24) - E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.



    Perceba que tudo isso sobreveio ao homem por causa do pecado. E o que é pecado? Em I João explica:

    I João 3:4- Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.



    TRANSGREDIR: Significa ir além do limite estabelecido, significa sair da aérea de segurança, de proteção e se expôs a riscos. Satanás levou Adão e Eva a sair da jurisdição de segurança estabelecida por Deus se expondo à zona dele. Satanás não podia tocar no casal enquanto eles estivessem no limite, na zona de segurança que era a presença de Deus. Por isso foram presas fáceis para ele (satanás).



    UMA ANALOGIA: O que Adão e Eva fizeram ao transgredir foi o mesmo que um condutor de veículo automotor. Segundo as normas de seguranças do Detran, órgão responsável pelo organização do trânsito, o condutor  que transita numa autopista, para sua segurança, deve manter-se à direita. Se ele resolver andar no sentido contrário da via, ele estará se expondo ao perigo iminente de sofrer um acidente. Então para o Detran, ela estará transgredindo a lei de trânsito que está estabelecida para o proteger todos os condutores de veículos. Por isso que existe a multa dada aos infratores, visando corrigi-los. Lógico, a multa trará conseqüências ao transgressor: O pagamento pecuniário e desconto de pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Perfeito!!! É isso que o pecado significa quando João explica no acima citado. A transgressão do limite estabelecido por Deus para o casal foi o motivo que os conduziu para o pecado e destruição.

    Muitos homens continuam sofrendo hoje, inclusive cristãos, por viverem transgredindo os limites estabelecidos por Deus. Nossa geração, infelizmente, é uma geração que não respeita limites. Por isso, sofrem as conseqüências espirituais. Tornam-se vítimas de satanás e não perceberam ainda.



    O DOLO (Engano) DE SATANÁS

    Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal (Gênesis 3:4-5).

    Passos que satanás usou para envolver Eva no dolo (processo que conduz ao pecado):

     1º: “Certamente não morrereis...” Satanás induziu Eva num discurso que confrontou a credibilidade da palavra de Deus negando a veracidade da conseqüência, caso o pecado fosse praticado. Princípios de Deus não se confronta, mas se obedece. Eva descredibilizou a palavra de Deus. Virou a “casaca” para os desejos do diabo.

    2º: Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus Satanás introduziu na mente de Eva que ela poderia ser divinizada à altura da autoridade e poder de Deus. Até hoje, satanás continua colocando na mente humana a falsa doutrina que um ser humano pode ser divinizado se tornando um “santo”, independentemente se ele esteve no pecado. E se ele pode ser divinizado (o que não é possível) conseqüentemente todo o ser humano deve descentralizar-se do verdadeiro Deus e centrar-se no homem divinizado como se fosse um “Deus” digno de ser adorado e reverenciado. O homem não foi feito por Deus para assumir o seu lugar, mas para ser filho (leia João 1: 12). Deus é Rei e nós súditos do seu reino. Aleluia!

    3º:Sabendo o bem e o mal” Deus não autorizou Eva a se envolver com a árvore da ciência do mal. A ordem expressa de Deus foi “Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais (Gênesis 3:3). Satanás foi o responsável por conduzir Eva a se voltar contra os princípios de vida e obediência. Ele, como um bom enganador, propôs a Eva o caminho do irrealizável e inatingível. Ele prometeu a Eva aquilo que não era capaz dela alcançar. Eva estava tão seduzida pela proposta de satanás que ela não parou para avaliar se aquela proposta era de acordo com os princípios de obediência a Deus ou não. O poder das palavras de satanás foram tão fortes que convenceu-a a participar de seus intentos malignos. Uma mulher que não conhecia o pecado passou a não somente conhecer mas sofrer as suas conseqüências. A pior delas: perder a presença de Deus que é a fonte de todas as necessidades humanas tais como: espiritual, emocional e física.  Foram expulsos Eva e Adão do Jardim do Éden. Com Isso perderam a autoridade e domínio de posse do Jardim do Éden entregando a satanás a autoridade. É por isso que quando Jesus é tentado no deserto, o diabo lembra dessa autoridade que Adão e Eva passou-lhe ao pecar contra Deus. Veja: E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero (Lucas 4:6). De início no Éden, Deus projetou o ser humano para governar. Quem governa, tem poder e autoridade sobre outros. Você entende, agora, porque tem muita gente no mundo escravizada no pecado, nos vícios e se destroem? Porque isso ocorre? Porque o pecado autoriza o diabo a ter domínio sobre o ser humano. Pense nisso!! Leia :

    (Efésios 2:2) - Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.


    Busque a Deus e se coloque debaixo de sua cobertura. Aleluia!!!


    Por Márcio